Sociedade
Leiria vai ter mais 42 câmaras de videovigilância
A cidade de Leiria vai passar a ter 61 câmaras à disposição da PSP.

O Ministério da Admnistração Interna autorizou, esta segunda-feira, a instalação de mais 42 câmaras na cidade de Leiria reforçando a zona do Percurso Polis e parques de lazer adjacentes.
Em comunicado, o Secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, Antero Luís, autorizou a colocação dos equipamentos com o objectivo de assegurar a “segurança de pessoas e bens e prevenção da prática de crimes em locais com risco da sua ocorrência”.
As novas 42 câmaras juntar-se-ão ao sistema já existente, que conta com 19 equipamentos, perfazendo um sistema de videovigilância composto por 61 câmaras.
De acordo com a Lusa, “o sistema está a funcionar desde março de 2018, tendo a correspondente autorização sido renovada em abril de 2020 por um período de dois anos”. Desta forma, o alargamento da videovigilância irá abranger o “percurso Polis e os parques de lazer adjacentes, na área contígua ao rio Lis, assim como as principais artérias da zona urbana da cidade”.
Seguindo as recomendações do parecer da Comissão Nacional de Proteção de Dados, o sistema de videovigilância funcionará ininterruptamente, 24 horas por dia, em todos os dias da semana, sendo permitida a captação e gravação de som sempre que se verifique uma situação de perigo concreto para a segurança de pessoas e bens. Deve ser efetuado o barramento dos locais privados, impedindo a visualização, designadamente, de portas, janelas e varandas e não é permitida a utilização de câmaras ocultas.
Município de Leiria congratula-se com alargamento de videovigilância na cidade
“Recebemos com grande satisfação a autorização do alargamento da área abrangida por videovigilância, na medida em que se traduz num reforço da segurança em Leiria”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, realçando que estão totalmente salvaguardados os direitos, liberdades e garantias dos cidadãos.
Para o autarca, trata-se de uma medida de “especial importância no apoio à PSP, que passa a dispor de melhores condições para assegurar elevados padrões de resposta e operacionalidade”.
