Ligue-se a nós

Cultura

Livro “Retratos de uma História Comum” caracteriza quatro localidades da Maceira

O livro “Retratos de uma História Comum”, do autor Pedro Ascenso, pode ser aquirido nas sedes das associações de A-dos-Pretos e Telheiro, e na capela de Vale da Gunha.

Publicado

em

Por

Livro
Foto: Apresentação pública livro "Retratos com História" de Pedro Ascenso / DR

O livro “Retratos de uma História Comum”, apresentado publicamente no dia 9 de maio, junta factos históricos de quatro localidades da freguesia de Maceira: Vale da Gunha, Venda, A-dos-Pretos e Telheiro.

“Estas quatro localidades formam uma comunidade peculiar pois partilham uma história secular e vivência conjunta”, refere uma nota do autor Pedro Ascenso ao Notícias de Leiria.

O livro, explica o autor, caracteriza estas localidades abordando os achados arqueológicos em Vale Brusco – Vale da Gunha, até às diferentes construções comunitárias: construções religiosas, sedes de associações, escolas, pontos de água e lavadouros.

Aborda também as dinâmicas comunitárias, dando destaque ao Rancho Folclórico Roda Viva.

O livro, constituído por cerca de 100 imagens, contém ainda três mapas temáticos: mapa topográfico com localização geográfia destas localidades, mapa de património e toponímia, com levantamento dos nomes populares dos locais e mapa com localização de ofícios, comércios e artes populares.

A apresentação aconteceu no dia 9 de maio, na sede do Grupo Cultural e Desportivo Telheirense, em Maceira.

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES