Sociedade
Loja do Cidadão ultrapassa os 200 mil atendimentos em dois anos
O serviço mais usado pelos utentes foi o Instituto dos Registos e Notariado.

A Loja do Cidadão de Leiria efetuou, desde a sua abertura, 206.394 atendimentos, de acordo com o Município de Leiria.
Desde a sua abertura, 16 de dezembro de 2019, o Instituto dos Registos e Notariado (IRN), a Autoridade Tributária (AT) e o Espaço Cidadão foram os serviços mais procurados.
Para a vereadora da Modernização Administrativa, Catarina Louro, a Loja do Cidadão “aproximou a administração central às pessoas” aumentando a “desburocratização não só acelera os processos como contribui para a literacia digital das populações, nomeadamente através do atendimento assistido.”
Catarina Louro destaca a localização do espaço. “No caso de Leiria, a sua localização no centro histórico é, de facto, uma mais-valia, pois trouxe mais dinâmica, mais fluxos e acreditamos que de algum modo contribuiu para estimular o comércio local”, acrescentou a responsável.
O serviço mais requisitado pelos utentes foi o IRN, com um total de 87.958 atendimentos, seguindo-se a AT, com 36.170, e o Espaço Cidadão do Município, com 34.366.
Das restantes entidades ali instaladas, os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento atenderam 20.783 pessoas, o Instituto da Segurança Social recebeu 17.067 utentes e o Balcão Único de Atendimento do Município fez 10.050 atendimentos.
Com o objetivo de inovar na qualidade do serviço, encontra-se em análise a criação de um posto que permita receber pagamentos, à semelhança do sistema Payshop, bem como a implementação de um gabinete de apoio ao consumidor, conclui uma nota da autarquia de Leiria.
