Ligue-se a nós

Mural das Reclamações

“Leiria, a cidade Capital Europeia do Pimba”

Tem conhecimento de alguma situação? Envie a sua reclamação geral@noticiasdeleiria.pt.

Publicado

em

Por

Tunel de luz no jardim Luís de Camões
Foto: Túnel de luz, Leiria Natal 2021 / NL

O leitor leiriense, que assina como “CAI”, enviou uma reclamação acerca das iluminações e da música natalícia colocada no centro da cidade de Leiria.

«(…) Todos os meses de dezembro, a [Câmara Municipal de Leiria] manda instalar alguma espécie de pedúnculo colorido na fonte luminosa, bem no centro da cidade, e toca de o pôr a vociferar uma sequência repetitiva das mais imbecis músicas de Natal que é possível encontrar, em ciclos de cerca de uma hora, repetidos consecutivamente, desde manhã até à 1h da manhã do dia seguinte. Parece brincadeira, mas não é… Horas de tortura… diária! Durante 1 mês! Ou melhor… de “métodos de interrogatório persuasivo”.

À medida que os dias passam, e as janelas de minha casa tremem com as baixas frequências amplificadas pela forma em “cova” do centro da cidade, a minha mulher e eu vamos desenvolvendo distúrbios nervosos, irritabilidade, os meus filhos apresentam comportamentos desviantes e os peixes de aquário demonstram tendências suicidas. Depois do Covid e dos confinamentos, dos orçamentos e das eleições, das mudanças climáticas e do Trump, do Putin e a 3ª guerra mundial, não me digam que vão ser estas três protuberâncias aberrantes que me farão perder a esperança na humanidade!

Seria apropriado que alguém perguntasse a Sua Exª, a Srª Vereadora do Entretenimento, que tão ferozmente gostaria de ser considerada Vereadora da Cultura, qual é o propósito daqueles três mamarrachos trovejantes:

Será atrair a população para o centro da cidade, para promover o comércio? Parece-me mais provável que a enxote direitinha para o Continente, ao mesmo tempo que enlouquece os que têm a infelicidade de cá viver, o que pode até aumentar a tão falada pressão sobre o SNS.

Será educar musicalmente a população? O uso da música como ruído tem resultados muito duvidosos para esse efeito.

(…)

Ou será promover a candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura? Esta é pouco provável. Só se fosse uma candidatura a Capital Europeia do “Kitsch”, do Superficial ou do Buçal. Uma coisa é certa: Leiria deve ser a cidade na Europa com maior nível de poluição visual e sonora patrocinada com dinheiros públicos. Ah!… Já sei! “Leiria, a cidade Capital Europeia do Pimba.”»

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES