Ligue-se a nós

Sociedade

Maior associação de pais vai abranger escolas do Oeste, Lezíria do Tejo e Médio Tejo

Com estatutos publicados em Diário da República desde final de dezembro, a FAPOESTEJO engloba 36 municípios.

Publicado

em

Por

Lápis Escola
Foto: Pixabay

A maior federação de associações de pais do país vai abranger 876 escolas das regiões do Oeste, Lezíria do Tejo e Médio Tejo num organismo que elege no próximo dia 11 a sua primeira direção.

A Federação de Associações de Pais das Regiões do Oeste, Lezíria do Tejo e Médio Tejo (FAPOESTEJO) pretende “analisar a realidade e os problemas que se colocam às escolas neste imenso território, congregando soluções comuns”, disse à agência Lusa Rui Pedro Pires, da comissão organizadora.

Territórios com “realidades e dinâmicas diferentes entre si, muitas vezes desconhecidas entre as diversas associações de pais” cuja partilha, no entender Rui Pedro Pires, “pode ajudar o Movimento Associativo Parental (MAP) a crescer e contribuir para a melhoria do sistema educativo”.

A ideia surgiu de “um grupo de associações de pais que já estão organizadas entre si e realizam ações conjuntas desde 2016”, ano em que participaram num primeiro encontro regional 12 associações de pais, número que “se foi alargando e atingiu o ano passado 40 associações”, explicou o mesmo responsável.

Rui Pedro Pires, presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Carregado, encabeça a lista candidata à direção da federação, que se propõe a desenvolver projetos na área da capacitação parental e na implementação de boas práticas, tendo por base “necessidades comuns que são debatidas e apresentadas diariamente numa plataforma digital comum”, refere um comunicado emitido pela federação.

Entre as primeiras ações da futura direção, que tem como lema “juntos seremos mais escola”, estará a realização de um encontro regional que terá lugar em abril, em Santarém.

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES