Ligue-se a nós

Sociedade

Mais de uma centena de pescadores testados em Peniche

O laboratório, que funciona com investigadores voluntários, entrou em funcionamento no dia 27 de abril, estando dotado de recursos para realizar testes e os resultados das amostras.

Publicado

em

Pescador Rede
Foto: Pixabay

Mais de uma centena de pescadores de Peniche, em Leiria, estão hoje e sexta-feira a ser testados à covid-19, antes de retomarem a atividade, que, no caso da pesca da sardinha, é a 1 de junho.

O presidente da Organização de Produtores da Pesca do Centro, Humberto Jorge, disse à agência Lusa que os testes são facultativos para todos os pescadores, mas são direcionados sobretudo às embarcações que pararam devido aos preços baixos em lota ou à proibição da pesca da sardinha e se preparam agora para retomar a atividade.

“Antes de se juntarem, querem saber se está tudo bem, porque se houver algum problema não correm o risco de contaminar ninguém”, explicou o dirigente.

Em Peniche, existem cerca de 300 pescadores, dos quais 200 são da pesca do cerco, que captura sardinha, entre outras espécies.

A recolha de amostras aos primeiros 130 pescadores decorre hoje e na sexta-feira, informou em nota de imprensa o Instituto Politécnico de Leiria (IPL), que tem em funcionamento um centro de diagnóstico à covid-19 no edifício de investigação da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche.

A realização de testes está a ser feita em parceria com os ministérios do Mar e da Saúde, município de Peniche, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Peniche e a Organização de Produtores da Pesca do Centro.

Peniche regista 10 casos de infeção confirmados, dos quais oito estão recuperados, um morreu e outro permanece ativo, de acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pelo município.

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES