Ligue-se a nós

Sociedade

Maldição sobrenatural ou uma América racista? – Fantasmas do Passado

Não é um filme de terror puro, com constantes sobressaltos, mas deixa a dúvida no ar: estamos perante fenómenos realmente sobrenaturais ou manifestações do preconceito racial presente na sociedade americana?

Publicado

em

Título: Fantasmas do Passado
Realizador: Mariama Diallo
Ano: 2022
Classificação Notícias de Leiria: 6/10 brisas do lis

Gail Bishop (Regina Hall) assume um cargo de grande destaque e responsabilidade, numa reconhecida e tradicional universidade norte-americana. Jasmine Moore (Zoe Renee) está no primeiro ano do curso, quando se torna o alvo principal de ataques bizarros. Jasmine está certa de que é perseguida por espíritos, já Gail acredita que a jovem negra está a ser vítima de racismo. Qual das duas estará mais perto de descobrir a verdade?

A longa-metragem de estreia da realizadora e argumentista Mariama Diallo mistura géneros e conceitos. A cinematografia, o design e a correção de cor conseguem criam um ambiente sombrio e arrepiante. Regina Hall dá-nos uma excelente interpretação como protagonista, provando a sua capacidade como atriz dramática e tornando-se num dos melhores motivos para assistir a esta produção.

Não é um filme de terror puro, com constantes sobressaltos, mas deixa a dúvida no ar: estamos perante fenómenos realmente sobrenaturais ou manifestações do preconceito racial presente na sociedade americana? A desconexão e a confusão resultantes desta questão sem resposta e do cruzamento de vários temas diferentes acabam por afastar um pouco o espetador, deixando-o à deriva e quebrando a sua ligação com a história.

Fantasmas do Passado recebeu o prémio “Directors to Watch” (Mariama Diallo), no Festival Internacional de Cinema de Palm Springs 2022 e foi nomeado para o Grande Prémio do Júri, no Festival Sundance de Cinema 2022. A produção original Amazon está disponível na Amazon Prime Video.

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES