Sociedade
Marinha Grande incluída no Programa Arrendar para Subarrendar do governo
O Programa Arrendar para Subarrendar faz parte do pacote de medidas do Governo para combater a crise na habitação.

O Programa Arrendar para Subarrendar (PAS), apresentado esta quarta-feira oficialmente, vai começar em 16 municípios sendo a Marinha Grande o único município do distrito de Leiria.
O programa prevê que o Estado subarrende a famílias com maior vulnerabilidade habitacional casas de privados e outros agentes.
Das 320 casas colocadas na bolsa do PAS, 220 são públicas (Instituto Financeiro da Segurança Social) e do terceiro setor (Santa Casa da Misericórdia de Lisboa), sobrando uma centena nas mãos de operadores privados.
O PAS dará preferência a jovens com menos de 35 anos, famílias monoparentais e agregados com uma quebra de rendimentos superior a 20%.
Esta medida tem um custo de 28,8 milhões de euros até 2030.
O Programa Arrendar para Subarrendar faz parte do pacote de medidas do Governo para combater a crise na habitação e pretende aumentar a oferta no mercado de arrendamento.
A renda paga ao senhorio terá benefícios fiscais desde que o contrato tenha uma duração não inferior a três anos e o valor da renda seja conforme aos preços e tipologias previstos no Programa de Apoio ao Arrendamento Acessível (PAA).
