Ligue-se a nós

Sociedade

Marinha Grande: Monumento ao 18 de Janeiro vai ser apresentado este sábado

O monumento deixou a rotunda do Vidreiro passando para o Parque Mártires do Colonialismo.

Publicado

em

Por

Foto: O monumento deixou a rotunda passando para o Parque Mártires do Colonialismo / Município da Marinha Grande

O Município da Marinha Grande vai apresentar a requalificação do Monumento ao 18 de Janeiro de 1934, no próximo dia 14 de janeiro, sábado, pelas 17h30, na praça do Parque Mártires do Colonialismo, junto à Rotunda do Vidreiro.

De acordo com um comunicado da autarquia marinhense, trata-se de uma iniciativa que decorre da conclusão dos trabalhos de requalificação do conjunto escultórico e da respetiva intervenção no espaço público.

Para o presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, “esta intervenção permitiu preservar e dignificar o emblemático conjunto escultórico, cumprindo-se, também, o objetivo do escultor Joaquim Correia de o deslocalizar da Rotunda do Vidreiro para a praça do Parque Mártires do Colonialismo”. O presidente acrescenta que “é fundamental que sejamos dignos dos nossos antepassados, conheçamos a nossa história e perpetuemos a memória do movimento operário marinhense ocorrido a 18 de janeiro de 1934 que, a partir de agora, vai poder ser contemplado por todos, de perto”.

O Monumento ao 18 de Janeiro de 1934, da autoria do escultor Joaquim Correia, foi requalificado e passado totalmente a bronze, acrescenta o município.

É composto por dois blocos revestidos de baixos-relevos e escultura do vidreiro.

A requalificação do monumento e a construção dos arranjos exteriores para a sua relocalização representaram um investimento total de cerca de 150 mil euros, acrescidos de IVA.

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES