Cultura
Médica Ana Cláudia Quintana Arantes vem a Leiria falar sobre a dor

A médica geriatra, Ana Cláudia Quintana Arantes, vai regressar a Portugal para participar nos «Encontros na Casa do Cuidar».
Em Leiria, no dia 22 de setembro, participará numa conferência.
Depois de em 2019 ter lançado em Portugal o livro «A morte é um dia que vale a pena viver », Ana Cláudia Quintana Arantes vai percorrer o país com sessões dedicadas aos Cuidadores Informais com o tema «Cuidar da Dor: os corpos doem, as pessoas sofrem».
Na cidade do Lis, Ana Arantes marcará presença na conferência: Dor Total: a dor do corpo e da alma, como avaliar, no Auditório da Escola Superior de Saúde, às 18h00.
O debate, A Dor de Quem Cuida, será moderado por Ana Querido. Contará com a participação da Associação Nacional de Cuidadores Informais, por Liliana Gonçalves e Cristina Capela e ainda da Associação Portuguesa dos Técnicos Auxiliares de Saúde, com Adão Rocha.
No final haverá sessão de autógrafos para os livros já editados.
BIOGRAFIA
Ana Cláudia Quintana Arantes formou-se em Medicina na Universidade de São Paulo, no Brasil. É médica nas especialidades de Geriatria e Gerontologia no Hospital das Clínicas da Faculdade Médica da Universidade de São Paulo. Fez uma pós-graduação em Psicologia – Intervenções em Luto, pelo Instituto 4 Estações de Psicologia e uma especialização em Cuidados Paliativos, pelo Instituto Pallium e pela Universidade de Oxford.
É sócia fundadora da Associação Casa do Cuidar do Brasil e agora também presente em Portugal, Prática e Ensino em Cuidados Paliativos. Participou no TEDx FMUSP com a palestra A Morte é um dia que vale a pena viver.
Desde 2015, desenvolve cursos intensivos de Conversas sobre Envelhecimento e sobre como lidar com a morte para desvendar o tabu dos temas.
