Artigo Patrocinado
Melhores locais para atividade física no exterior em Leiria
Treinos de resistência na Mata Nacional de Leiria, desportos náuticos na Barragem de São Domingos ou nadar na praia fluvial de Mosteiro, são algumas das ideias.

A atividade física ao ar livre reduz a pressão arterial e frequência cardíaca de todos, melhora a qualidade do sono e ainda temos a vantagem de apanhar vitamina D, através do sol. Não te enganes, treinar em espaços fechados também tem as suas vantagens, como o facto de termos todas as ferramentas e máquinas à mão, ser um ambiente controlado e ser mais fácil criar um plano de treinos. Mas o nosso foco hoje é para todos os que pretendam treinar ao ar livre na zona de leiria, nesta altura de confinamento, sem esquecer as medidas de segurança impostas pela DGS, quer seja com ou sem a ajuda de um personal trainer qualificado. Sem mais demoras, vamos explorar os melhores locais para atividade física no exterior em Leiria:
Mata Nacional de Leiria
A Mata Nacional de Leiria, também conhecida como Pinhal de Leiria, é uma floresta de grandes áreas que abrange a Marinha Grande e Vieira de Leiria.
Este pinhal é um excelente local para fazer exercício ao ar livre, especialmente para quem gosta de correr trilhas ou fazer caminhadas. Se tiveres fitas de suspensão TRX contigo, podes ainda aproveitar para fazer treinos de resistência, usando uma das inúmeras árvores como apoio.
E ao fazeres exercício neste local, lembra-te que é um lugar histórico, dado que este pinhal foi mandado plantar pelo rei D. Afonso III para travar a degradação das dunas e proteger a cidade de Leiria. Mais tarde, a madeira deste pinhal foi utilizada para construir as embarcações que deram origem aos Descobrimentos Marítimos Portugueses.
Embora a grande maioria da Mata Nacional de Leiria ter ardido há alguns anos, várias árvores foram replantadas e recuperadas, pelo que poderás ainda sentir a magia deste lugar enquanto exercitas.
Praia de São Pedro de Moel
A Praia de São Pedro de Moel é um dos locais favoritos dos residentes e turistas de Leiria, para exercitarem ao ar livre, especialmente agora que, com o confinamento geral, torna-se difícil frequentar ginásios e outros recintos fechados.
O ar fresco e o espaço da praia são extremamente agradáveis e as suas ondas dão espaço para qualquer atleta ou praticante de surf desfrutar desse mesmo desporto ou até mesmo de bodyboard. E é mesmo ao lado da Mata Nacional de Leiria.
Além do surf e snowboard, esta praia é ideal para quem gosta de corrida com um nível mais elevado de dificuldade. Correr à beira mar nesta praia é um excelente desafio e ainda melhor exercício, principalmente para desenvolver ou tonificar os gémeos das pernas, devido ao peso da areia com a água.
Por fim, todos os verões, a Praia de São Pedro de Moel é preparada para as competições de voleibol. Qualquer grupo de atletas que se sinta capaz de concorrer, pode tentar a sua sorte.
Parque das Bernardas
Se gostas de ciclismo, então o Parque das Bernardas é um local que deves visitar. Este parque começa na Ribeira das Bernardas e por toda a sua extensão, existe uma ciclovia que acompanha a linha de água do parque.
A fauna e flora são abundantes neste Parque, pelo que, enquanto fazes exercício físico, poderás admirar a paisagem. Com sorte ainda consegues avistar uma lontra.
A par com a ciclovia, existe ainda uma rede de caminhos pedonais e um generoso relvado, ou seja, mesmo que o teu objetivo do treino não seja o ciclismo, podes treinar neste parque, seja qual for o treino que tu ou o teu personal trainer tenham em mente.
Praia do Olho do Samouco
Se a praia de São Pedro de Moel não for do teu gosto ou simplesmente preferires uma praia mais discreta, então a Praia do Olho do Samouco é perfeita. É uma praia selvagem, ou seja sem vigilância, e é um excelente local para fazeres o teu treino ao ar livre, sem teres de te preocupar com nada.
A areia é uma superfície instável, pelo que os teus músculos terão de trabalhar mais para te ajudarem a manter o equilíbrio. Esta praia é perfeita para exercícios de yoga (posição de guerreiro, posição de árvore, posição de estrela, entre outros), exercícios de musculação (prancha, flexões, exercícios com kettlebells…), corrida, sprints… São inúmeras as opções de exercícios que podes fazer nesta praia.
Contudo, se pretenderes praticar desportos marítimos nesta zona, é altamente recomendado que leves alguém contigo, dado que não há nadadores-salvadores nessa zona.
Praia Fluvial de Mosteiro
A Praia Fluvial Mosteiro encontra-se na zona de Pedrógão Grande, em Leiria, e é perfeito para passar o dia em família. Trata-se de uma piscina natural que foi bem conservada e tratada pelo município de Pedrógão Grande, tendo à disposição dos visitantes fáceis acessos à água, escorregas para as crianças, zona para alimentação, snack bar e ainda uma cabana de aluguer de caiaques.
É um local muito bem organizado, onde todos os interessados podem praticar natação, sendo que a água tem boas dimensões para tal. Entre Crawl, Costas e Mariposa, existem várias variações de exercícios de natação que podes praticar na Praia Fluvial Mosteiro.
Se quiseres podes ainda experimentar caiaque, um exercício que trabalha os vários músculos do corpo e que chega a queimar até 400 calorias por hora de exercício. É um exercício muitas vezes ignorado, mas que possui vários benefícios: reduz o stress, bom para o cardio, ajuda a criar resistências, desenvolve e ajuda a tonificar os músculos centrais e desenvolve a força geral do corpo.
Existe ainda um grande relvado, onde podes fazer outro tipo de treinos.
Passadiço de São Martinho
O passadiço ao longo da Baía de São Martinho tem uma paisagem fantástica, que te leva de São Martinho do Porto até Salir do Porto. São cerca de 2 kms de percurso, num passadiço elevado.
Este passadiço enquadra-se na paisagem e protege as dunas da baía. É um sítio perfeito para quem gosta de caminhadas à beira mar. É ainda ideal para exercícios como lunges, burpees, agachamentos e afins.
Barragem de São Domingos
A Barragem de São Domingos encontra-se no concelho de Peniche, Leiria. É a maior propriedade municipal e única barragem do Oeste que se destina ao abastecimento público de água.
Esta barragem oferece muito mais aos visitantes do que uma simples paisagem e espaço para passear. De facto, a Barragem de São Domingos proporciona espaço suficiente, não só para caminhadas, como também desportos aquáticos como o remo, vela, wakeboard com cabos e guincho, caiaque, entre muitos outros.
É sem dúvida um local a visitar e um excelente sítio para treinar ao ar livre.
Exercício Físico em tempos de COVID-19
Fazer exercício ao ar livre é uma maneira ótima (e gratuita) de te manteres em forma e ainda absorveres um pouco de vitamina D. Exercícios ao ar livre ajudam-te a sentires-te com energia, feliz e menos cansado do que fazeres sempre o mesmo plano no ginásio.
Mas lembra-te que estamos o meio de uma pandemia o que nos coloca limitações de circulação e, ainda, que o acesso a estes locais pode estar limitado. Ainda assim, o mais importante é não parares. Se não souberes que exercícios podes praticar no exterior ou simplesmente sentires a falta de apoio de um profissional, podes sempre contratar a ajuda de um personal trainer certificado, que é a pessoa certa para te orientar.
Artigo patrocinado: wemovit
