Agenda
Mercado Medieval de Óbidos recria escândalo entre rainhas
De 20 a 30 de julho, o Mercado Medieval de Óbidos terá como base uma “guerra” entre duas rainhas.

O Mercado Medieval de Óbidos começa esta quinta-feira com o tema a recair entre a disputa de duas rainhas casadas com D. Afonso III.
Trata-se da disputa entre as monarcas D. Matilde II e D. Beatriz de Castela, ambas casadas com D. Afonso III, naquele que foi o escândalo de bigamia do século XIII.
D. Matilde II, a repudiada, exercia forte influência junto da cúria de Roma e só após a sua morte, e o nascimento dos filhos de D. Beatriz, o casamento se tornou reconhecido.
Em 1248, D. Afonso III sucedeu ao curto e conflituoso reinado do seu irmão, o Rei D. Sancho II, após uma revolta apoiada pela sua esposa, D. Matilde II, Condessa de Bolonha, que tinha muita influência junto do Vaticano.
Após algum tempo de casamento e sem filhos, D. Afonso III repudiou a rainha publicamente e casou-se com Beatriz de Castela.
Todas as intrigas que envolveram este periodo serão “recriadas” no Mercado Medieval de Óbidos.
Na edição deste ano, uma das novidades é a experiência exclusiva que permite ao visitante integrar a Corte do Rei e, com isso, poder assistir ao casamento de D. Afonso III e de Dona Beatriz de Castela e à sua coroação.
O evento vai contar com a participação de mais associações, totalizando 19 tabernas no recinto com iguarias da Idade Média e de Óbidos, asseguradas pelas coletividades de todas as freguesias do concelho.
