Cinema
Mistério sem solução – The Staircase
Quando encontra a esposa Kathleen Peterson (Toni Collette) morta nas escadas de casa, Michael é acusado do seu homicídio, seguindo-se uma longa batalha judicial, que irá afetar todos os que o rodeiam.

Título: The Staircase
Criador: Antonio Campos
Ano: 2022
Classificação Notícias de Leiria: 7/10 brisas do lis
Michael Peterson (Colin Firth) é um romancista e veterano de guerra, que vive com a família na pacata cidade de Durham, na Carolina do Norte. Quando encontra a esposa Kathleen Peterson (Toni Collette) morta nas escadas de casa, Michael é acusado do seu homicídio, seguindo-se uma longa batalha judicial, que irá afetar todos os que o rodeiam.
Inicialmente, o realizador vencedor de um Óscar Jean-Xavier de Lestrade interessou-se pelo caso Peterson e desenvolveu uma série documental de treze episódios, nos quais segue as investigações e o julgamento de Michael, bem como as dinâmicas familiares existentes na época. Esta série está disponível na Netflix e funcionou como base para a criação da minissérie homónima da HBO, lançada este ano.
A existência de uma grande quantidade de imagens reais foi, provavelmente, uma enorme vantagem para Colin Firth que prova, novamente e sem sombra de dúvida, ser um extraordinário ator. Desde os pequenos gestos, à posição da cabeça ou das mãos; desde a cadência do discurso ao timbre; a semelhança entre o ator e o verdadeiro Michael Peterson é impressionante e desconcertante.
The Staircase vai além do documentário, explorando possíveis cenários e justificações para a morte de Kathleen. Diferencia-se, também, pela exposição dos bastidores da filmagem e edição da série documental. Para tal, recorre sobretudo à personagem de Juliette Binoche (Sophie Broussard), a editora responsável pelo projeto em França que, do outro lado do oceano, consegue estabelecer uma ligação especial com Michael.
A minissérie não dá ao público uma versão definitiva dos factos. Possivelmente, o que aconteceu na realidade nunca será desvendado… No entanto, oferece várias perspetivas, interpretações e ferramentas para que o espetador possa tirar as suas próprias conclusões, se o entender, ou simplesmente aceitar a confusão e a relatividade da verdade.
