Sociedade
Mithá Ribeiro demite-se da vice-presidência do Chega
O deputado Mithá Ribeiro foi o principal responsável pelo programa eleitoral que o partido levou a votos nas últimas legislativas, em que o partido se tornou a terceira força política a nível nacional.

Tempo estimado de leitura: 2 minutos
Gabriel Mithá Ribeiro, deputado na Assembleia da República eleito pelo distrito de Leiria, anunciou o pedido de demissão da presidência do partido Chega.
Afastado do cargo de coordenador do gabinete de estudos do Chega por André Ventura, que ficou “provisoriamente” à frente do mesmo até à realização de um Conselho Nacional, Mithá Ribeiro apresentou agora a demissão da vice-presidência do Chega.
Este domingo, no portal do Chega foi publicado um despacho assinado pelo presidente do Chega com a informação: “Nos termos das competências estatutariamente definidas, e tendo em vista o processo de reorganização dos vários órgãos partidários anunciado no último Conselho Nacional, fica atribuída ao presidente da direção nacional, provisoriamente e com efeitos imediatos, a coordenação do gabinete de estudos do partido até à aprovação, no próximo Conselho Nacional, da nova configuração orgânica deste, em termos de organização, competências, membros e respetivos direitos de voto nos vários órgãos deliberativos do partido”.
Perante a decisão, Gabriel Mithá Ribeiro anunciou que deixará o cargo de vice-presidente, através da publicação de um email dirigido a André Ventura, em que escreve que já tinha pedido para sair da direção a 9 de julho e realçando que a intenção se torna “inevitável” devido ao “afastamento do cargo de coordenador do gabinete de estudos”.
O deputado Mithá Ribeiro foi o principal responsável pelo programa eleitoral que o partido levou a votos nas últimas legislativas, em que o partido elegeu 12 deputados e se tornou a terceira força política a nível nacional.
Nas últimas eleições legislativas, em janeiro de 2022, o Chega, com 8,02%, foi a terceira força mais votada elegendo o deputado Gabriel Sérgio Mithá Ribeiro.
