Sociedade
Monte Real fora das opções para o novo aeroporto de Lisboa
A Comissão Técnica Independente reduziu a nove as opções para o novo aeroporto de Lisboa.

A opção de Monte Real, no distrito de Leiria, como solução para o novo aeroporto de Lisboa não foi aceite pela Comissão Técnica Independente.
Alcochete, Montijo, Santarém, Pegões, Rio Frio e Poceirão, além da Portela que faz parte de algumas soluções para a nova estrutura aeroportuária, foram confirmadas esta quinta-feira para a construção do novo aeroporto de Lisboa.
A comissão escolheu com base em dez critérios, destacando três deles: proximidade face a Lisboa, existência ou planeamento de infra-estruturas rodoviária e ferroviária, e área de expansão, explica o jornal Público.
São sete localizações e nove opções estratégicas.
As opções escolhidas foram, além das cinco que o Governo avançou (Portela mais Montijo; Montijo mais Portela; Alcochete; Portela mais Santarém e Santarém), as seguintes: Portela mais Alcochete, Pegões, Portela mais Pegões e Rio Frio mais Poceirão. O que dá sete localizações, contabilizando Portela como uma localização.
O relatório final terá de ser apresentado ao Governo até ao dia 31 de dezembro de 2023. A decisão política final caberá ao executivo.
