Sociedade
Morreu o Bombeiro Ciclista de Leiria Carlos Vieira
O Município de Leiria convidou a população a associar-se à homenagem ao ciclista-bombeiro Carlos Vieira, enviando uma mensagem de homenagem para o e-mail relacoes.publicas@cm-leiria.pt.

Carlos Vieira, o Bombeiro Ciclista e desportista de Leiria, faleceu esta terça-feira, aos 68 anos, vítima de doença, de acordo com a Câmara Municipal de Leiria.
De acordo uma publicação do próprio na sua página oficial de facebook, estava infetado com covid-19 e permanecia hospitalizado.
“É com enorme tristeza, que informo todos os meus Familiares e Amigos, que à uns dias atrás sentia algum cansaço e à 2 dias, fui ao Hospital fazer exames e já não saí de cá mais, até dar (negativo) até lá vou rezar a todos os Santos e continuar a acreditar, só por curiosidade e (azar) eu tinha recebido um Honroso Convite da RTP – Praça da Alegria, para estar presente, próxima quarta – feira. À dias assim, interessame agora vencer esta terrível Maratona, passem todos bem e protejam-se”, escreveu o recordista do guiness, na rede social, este sábado, dia 12 de dezembro.
Natural de Leiria, Carlos Vieira foi bombeiro durante cerca de 30 anos nos Bombeiros Municipais de Leiria, corporação em que ingressou em 1978.
No ciclismo, representou clubes como F.C. de Alverca, Sporting Clube de Portugal, Flores do Lis, G.D. Cela, Bairro dos Anjos, Núcleo Sportinguista de Leiria, Casa do Benfica de Leiria e a União de Ciclismo de Leiria.
Figura carismática dos leirienses, Carlos Vieira foi recebido pelo Papa João Paulo II e pelo Papa Francisco após duas ligações entre Leiria e o Vaticano.
Marcou a história do desporto leiriense quando em 1983, passou 191 horas sem parar em cima da bicicleta na zona, ao largo do Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria. A proeza valeu-lhe a inscrição no Guinness Book of Records.
Em abril deste ano, Carlos Vieira preparava-se para “Pedalar pela paz na Austrália”, contudo, a pandemia adiou a aventura. Previa percorrer 4.130 quilómetros, com partida a 15 de abril, em Adelaide, e chegada a 10 de maio, em Port Douglas.
Câmara de Leiria convida população a enviar mensagem de condolências
O Município de Leiria convidou a população a associar-se à homenagem ao ciclista-bombeiro Carlos Vieira, enviando uma mensagem de homenagem para o e-mail relacoes.publicas@cm-leiria.pt, que chegará “à família deste ilustre leiriense”.
Nota de pesar pelo falecimento de Carlos Vieira
O Município de Leiria emitiu uma nota onde lamenta “profundamente o falecimento de Carlos Vieira, de 68 anos, ocorrido esta terça-feira vítima de doença”.
Conhecido como o bombeiro-ciclista de Leiria, detentor do Record Mundial de Resistência em Bicicleta, Carlos Vieira inscreveu o seu nome por diversas vezes no Guiness Book, sempre por feitos relacionados com resistência em bicicleta, refere a nota de imprensa da autarquia leiriense.
“Carlos Vieira foi um cidadão exemplar e um grande embaixador de Leiria. Seja como bombeiro, seja como grande campeão que era, projetou, como poucos, a imagem de Leiria por todo o mundo. Onde quer que fosse, Carlos Vieira falava sempre com grande orgulho da sua cidade, Leiria”, destaca o presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, acrescentado que “o nosso concelho ficou mais pobre com a partida de um membro muito querido da sua comunidade”.
Gosta do Notícias de Leiria? Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir! Contamos consigo.

-
Agendahá 2 dias
Teatro José Lúcio da Silva recebe espetáculo de Dança Ariel
-
Sociedadehá 3 dias
Uber Eats já chegou a Porto de Mós e Batalha
-
Sociedadehá 2 dias
Dois homens detidos por exercício ilegal de segurança privada em Leiria
-
Culturahá 2 dias
Ondas da Nazaré expostas em aeroportos internacionais