Ligue-se a nós

Destaque

Mosteiro da Batalha vai colaborar com o maior templo budista do mundo

Publicado

em

O Mosteiro de Santa Maria da Vitória, na Batalha, vai estabelecer um protocolo de colaboração com o Templo de Borobudur, na Indonésia, considerado o maior templo budista do mundo.

Ambos os monumentos são Património da Humanidade da UNESCO e o acordo, que será formalizado no dia 30 de setembro, visa “promover a parceria na partilha de conhecimentos e boas práticas, o intercâmbio de programas culturais e a formação e criação de novas oportunidades para a promoção turística e cultural”, afirma Joaquim Ruivo, diretor do monumento português.

De acordo com o diretor do Mosteiro da Batalha, o protocolo surge do desejo de “fortalecer a amizade e cooperação entre a República Indonésia e a República de Portugal”, sendo este um “acordo pioneiro no contexto dos monumentos portugueses com o estatuto de Património da Humanidade”.

Na cerimónia de assinatura do protocolo, na segunda-feira, estarão presentes o presidente-executivo da administração do Templo de Borobudur, Edy Setijono, e o embaixador da Indonésia em Portugal, Ibnu Whyutomo.

O Templo de Borobudur está localizado em Java Central, na Indonésia e foi construído nos séculos VIII e IX. É o maior templo budista do mundo, cobrindo uma área total de 2.500 metros quadrados, sobre a qual estão construídas três plataformas. O templo inclui 72 estupas (ou pagodes), cada uma contendo uma estátua de Buda. Está classificado pela UNESCO como Património da Humanidade desde 1991.

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES