Ligue-se a nós

Autárquicas 2021

“Muitos leirienses são liberais mas não sabem” – Marcos Ramos

“Há muitos leirienses que se identificam com a matriz liberal. Nós costumamos dizer que muitos são liberais mas não sabem”, aponta Marcos Ramos, candidato à Câmara de Leiria.

Publicado

em

Por

Foto: Marcos Ramos tem 39 anos e reside em Mira De Aire / DR

Marcos Ramos, de 39 anos, consultor de gestão é o candidato do partido Iniciativa Liberal à Câmara de Leiria, nas próximas eleições autárquicas.

Ao atual executivo socialista o candidato critica a aposta em “obras de cosmética e pontuais, em detrimento de investimentos estruturantes”, o envolvimento em eventos culturais para “propaganda política” e sugere a criação de um Portal da Transparência Municipal.

 

Notícias de Leiria: Quais são os principais pontos negros na cidade de Leiria?

Marcos Ramos (Iniciativa Liberal): Um dos assuntos do momento, mas há quatro e há oito anos também já era do momento, falo das suiniculturas e da poluição do rio Lis. Curiosamente, esta não é a única causa de poluição no rio Lis. A Oikos (Associação de Defesa do Ambiente e do Património da Região de Leiria) publicou recentemente um estudo em que identifica uma faixa importante de poluição na zona da Almuinha Grande e Arrabalde da Ponte… que certamente não vem de suiniculturas.

Nós reunimos e temos estado a ouvir várias partes intervenientes do processo. Reunimos com suinicultores e há duas semanas encontrámo-nos com os agricultores do Vale do Lis. É uma solução de dificuldade técnica elevada, obrigando ao envolvimento de várias Câmaras Municipais, como Pombal, Batalha, Alcobaça e Porto de Mós. Nós defendemos uma plataforma que agregue estes municípios, com soluções tecnicamente viáveis, pois já entendemos que uma ETES (Estação de Tratamento de Efluentes Suinícolas) não consegue responder a todas as solicitações, que permita resolver estes problemas de uma vez por todas. A solução técnica ainda não a conhecemos, mas deverá passar por aí.

A solução que o executivo apresenta agora, o parque tecnológico agroindustrial, pode ser um passo nesse sentido, se não for apenas mais uma forma de atirar dinheiro para o problema, como foi a ETES e outros estudos que não resolveram nada.

A mobilidade é outro ponto negro. Falo da Linha do Oeste que se encontra esquecida, não tendo havido vontade política para a tornar relevante. A maioria das pessoas vai a Lisboa ou ao Porto de carro, acabando por ser a solução mais prática.

Depois acontecem coisas muito curiosas. Temos uma linha de caminho de ferro, a passar no eixo Leiria e Marinha Grande, e temos camiões carregados de vidro, para a empresa Santos Barosa, a passar ao lado de uma linha férrea.

Faltam em Leiria investimentos estruturantes que nos preparem para o futuro. É importante cada município deixar de olhar para a sua quinta, trabalhando em conjunto com os concelhos limítrofes.

Na mobilidade interna as ciclovias são uma boa ideia, mas se não fizerem parte de um plano integrado, têm pouco impacto na resolução do problema e são apenas positivas no sentido lúdico.

 

NL: Quais são as vossas principais ideias liberalistas para melhorar a vida dos leirienses?

Marcos Ramos (Iniciativa Liberal): A simplificação e desburocratização dos processos que a Câmara de Leiria presta. Facilitando o acesso dos cidadãos aos serviços camarários, aproximando os serviços públicos das pessoas.

Descida de impostos municipais, como a componente variável do IRS. 5% do nosso IRS vai financiar o município onde residimos, cabendo à Câmara Municipal devolver ou não, parte ou todo desse valor. Leiria devolve zero. Por exemplo, Pombal, Batalha e Porto de Mós, devolvem entre 1,25 e 1,50 %. Isto significa mais dinheiro no bolso para as pessoas gastarem.

Na parte da transparência, defendemos a implementação do Portal da Transparência Municipal. Se há uma obra na minha rua, eu quero saber a data de início e fim, o que vai ser e quanto custou. Se tenho um negócio, preciso de saber durante quanto tempo vou ter estes constrangimentos. Há alguns canais, por exemplo o Portal Base, que têm esta informação, mas não é muito acessível. Este Portal permitiria aos leirienses acompanhar todas as obras relevantes, por exemplo os atrasos e a derrapagem no custo da Avenida Nossa Senhora de Fátima, em Leiria.

 

NL: Consegue identificar pontos de convergência e as principais divergências com este executivo?

Marcos Ramos (Iniciativa Liberal): Este executivo acaba por ser sui generis, porque nós tivemos um presidente de câmara [Raul Castro] até metade e outro [Gonçalo Lopes] nesta reta final. Em contexto covid, também não é fácil perceber ao certo o rumo deste novo presidente. Prefiro fazer uma avaliação sobre os anos em que o PS está a governar. Saudamos o saneamento financeiro das contas do município.

Como ponto divergente, recordo a falta de investimentos estratégicos. Obras de cosmética e pontuais, em detrimento de investimentos estruturantes.

A Câmara tem também vindo a organizar eventos, por questões de propaganda política, que nós consideramos não ser a entidade mais adequada para a sua organização. Falamos de eventos como a tentativa de organizar a Meia Maratona ou eventos de corrida em que existem associações e grupos desportivos mais preparados para o fazer. A Câmara não tem de intervir, tem que atuar com um elemento facilitador.

 

NL: Os leirienses sabem o que é um partido de matriz liberal?

Marcos Ramos (Iniciativa Liberal): Somos um partido recente e sim, há ainda algumas dúvidas. A ideia que passamos é que num município liberal as pessoas estão no centro do processo, as preocupações e as necessidades de cada um são tidas em conta. Num município liberal, cada um é mais livre para desenvolver o seu projeto de vida, as pessoas têm mais apoio.

Os recursos financeiros, ao serem mais escassos, devem ser direcionados para os projetos mais relevantes. Uma utilização mais ajustada beneficiando quem mais precisa, e temos visto que isso nem sempre acontece. Mais importante que os apoios, é sair da frente das pessoas, claro, respeitando a liberdade de cada um, que aumenta com a respetiva responsabilidade. Sair da frente e simplificar processos.

 

NL: Na apresentação da sua candidatura, na NERLEI, João Cotrim Figueiredo considerou que Leiria “pode ser um farol do liberalismo em Portugal”. Sendo um concelho de maioria socialista, e durante muitos anos social democrata, como vê essa possibilidade?

Marcos Ramos (Iniciativa Liberal): É muito provável que tal aconteça logo pelas características inatas dos leirienses, pessoas muito dinâmicas e empreendedoras. São características liberais por definição, o liberal gosta de ter espaço para fazer com que as coisas aconteçam. Leiria, não é por acaso, uma região que cria emprego e, antes da covid-19, com uma taxa de desemprego abaixo da média nacional.

Pelo facto de durante muitos anos Leiria ter sido um bastião do PSD, e não o ser de há uns anos para cá, significa que ainda há muitos leirienses que se identificam com a matriz liberal. Nós costumamos dizer que muitos são liberais mas não sabem.

 

Perguntas rápidas:

NL: Abertura da Base Aérea de Monte Real à aviação civil?

Marcos Ramos (Iniciativa Liberal): A Linha do Oeste é mais prioritária.

 

NL: Aumento da videovigilância na cidade de Leiria?

Marcos Ramos (Iniciativa Liberal): A segurança é um bem necessário, mas se estamos a aumentar as câmaras porque não temos polícias suficientes diz mais sobre essa parte, do propriamente pelas câmaras em si.

A segurança é um ponto fulcral num país liberal. Já tínhamos 16 câmaras, agora vamos ter mais… até quantas é que vamos? O que é suficiente?

 

NL: Recente requalificação e acessos mecânicos ao Castelo de Leiria?

Marcos Ramos (Iniciativa Liberal): Quanto à requalificação do Castelo nada a dizer. Os acessos mecânicos representam 50% da obra toda, não sei se o investimento foi bem avaliado. E pelo que parece, estão a maior parte do tempo parados.

 

NL: Suspensão da construção do Pavilhão Multiusos de Leiria?

Marcos Ramos (Iniciativa Liberal): Porque é que o estudo de viabilidade económica não foi feito antes? Eu entendo a suspensão, acho é que o estudo deveria ter sido feito antes e não agora.

 

Há oito candidatos na corrida à presidência da Câmara de Leiria, que se mantém socialista desde 2009, quando o PS conquistou a capital de distrito ao PSD e, desde então, sempre a aumentar a votação em eleições autárquicas.

As próximas eleições autárquicas vão-se realizar no dia 26 de setembro.

Sociedadehá 2 horas

Julgamento do processo dos colégios GPS começa hoje

Consultor Marcos Ramos
Autárquicas 2021há 2 horas

Iniciativa Liberal defende plano a longo prazo para Leiria Capital Europeia da Cultura

Autárquicas 2021há 3 horas

Candidato do Livre em Leiria quer “mapear” problemas da comunidade LGBTI no concelho

Autárquicas 2021há 16 horas

PSD defende carne de porco com selo verde e rede de ciclovia em Leiria

Agendahá 20 horas

Lota de Peniche recebe ação de sensibilização para o cancro de pele

Fábio Seguro Joaquim CDS-PP
Autárquicas 2021há 21 horas

Fábio Seguro Joaquim alerta para problemas na habitação em Leiria

Autárquicas 2021há 23 horas

Chega alerta para “10 mil metros quadrados de amianto” no quartel da GNR de Leiria

Autárquicas 2021há 23 horas

Gonçalo Lopes quer concluir centro de negócios de Leiria no próximo mandato

Sociedadehá 1 dia

Câmara da Batalha investe cerca de 450 mil euros no fornecimento de refeições escolares

Autárquicas 2021há 1 dia

PAN defende transportes públicos com melhores horários para Leiria

Cinemahá 2 dias

A outra metada – The Deuce

Pombal Lettering
Sociedadehá 2 dias

Balcão Único do Prédio de Pombal é o campeão nacional dos registos

Sociedadehá 2 dias

Mau tempo já provocou setenta ocorrências no distrito de Leiria

Leiria
Sociedadehá 2 dias

Leiria é o 12º município melhor para viver, fazer negócios e turismo

Opinião
Opiniãohá 2 dias

Os efeitos da Pandemia nas crianças pequenas

Autárquicas 2021há 2 dias

Bloco de Esquerda quer acabar com recurso da Câmara de Leiria ao trabalho temporário

Sociedadehá 2 dias

Gonçalo Lopes reúne com moradores lesados da Quinta do Taborda

Av. Heróis de Angola, Leiria
Agendahá 2 dias

Shop On regressa a Leiria no dia 18 de setembro

Agendahá 2 dias

1ª Marcha pelos Direitos LGBTQIA+ de Leiria sai à rua em outubro

Autárquicas 2021há 3 dias

Aliança vai apoiar a coligação “Leiria Pode Mais”

Bem Estarhá 2 meses

O Lidl mais bonito do mundo fica no distrito de Leiria

Bola Futebol Estádio
Sociedadehá 2 meses

Jovem de 12 anos morre em jogo de futebol vítima de paragem cardiorrespiratória em Leiria

Criança mão
Sociedadehá 1 ano

Menina de dois anos e meio infetada com Covid-19 em Leiria

Rei dos Frangos Take-Away
Sociedadehá 2 meses

Churrasqueira de Leiria esclarece que não é “esse Rei dos Frangos” e nem percebe de ações”

Colégio Infantil Cubo Mágico Leiria
Sociedadehá 2 anos

Creche em Leiria perde bebés durante passeio em pinhal

BMW
Sociedadehá 5 meses

GNR nega que tenha um BMW M3 descaracterizado para patrulhar Leiria

Av. Heróis de Angola, Leiria
Sociedadehá 2 meses

Nove concelhos do distrito de Leiria com limitação de circulação a partir das 23h00

Lar Residência Quinta Santo António
Sociedadehá 1 ano

Residências Quinta Santo António inauguram em julho com quartos a partir de 1500 euros

Praia Fluvial Agroal
Sociedadehá 1 ano

Praia Fluvial do Agroal reabre dia 1 de julho com lotação máxima de 200 pessoas

Dialectos-Manjedoura-D-Dinis
Bem Estarhá 2 anos

Escola de Leiria adapta vídeo “Dialectos de Manjedoura” para Língua Gestual

Autárquicas 2021há 3 meses

Chega candidata Sara Santos à Câmara da Batalha para “pôr fim aos obstáculos”

Filme Druk
Cinemahá 8 meses

Druk – Another Round – A medida ideal

Praia Nazaré Covid-19
Sociedadehá 4 meses

Através do telemóvel vai conseguir reservar um lugar na praia

Buscas S. Pedro Moel
Sociedadehá 2 anos

Encontrado corpo de pescador desaparecido em São Pedro de Moel

Violência Doméstica Mulher
Sociedadehá 11 meses

Homem de 41 anos detido por violência doméstica em Leiria

Plantar
Sociedadehá 5 meses

Quer plantar uma árvore no seu jardim? O Município de Leiria oferece

Praia Vale Furado
Sociedadehá 1 ano

Vale Furado: O sossego fica a dez quilómetros da Nazaré

Knives Out Movie Daniel Craig
Cinemahá 2 anos

Quem matou Harlan Thrombey? – Knives Out

Farmácia
Sociedadehá 2 meses

Concelho de Leiria já tem farmácias com testes covid-19 gratuitos

Passadiço Casal S. Simão
Sociedadehá 2 anos

Passadiços de Casal de S. Simão vão ser inaugurados em 2020

POPULARES