Destaque
Mulher Século XXI assina protocolo para aumentar defesa das vítimas de violência

A Mulher Século XXI – Associação de Desenvolvimento e Apoio às Mulheres e o Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Leiria assinaram um protocolo de cooperação para melhorar a intervenção junto das vítimas de violência doméstica.
“Este protocolo vem sedimentar a colaboração entre as entidades signatárias, que se comprometem a, nas suas áreas de atuação, tornar mais célere todo o processo de atendimento, encaminhamento, apoio e acompanhamento de vitimas de violência doméstica e seus descendentes”, explicou à agência Lusa a coordenadora da associação Mulher Século XXI, Susana Pereira.
A responsável acrescentou que o acordo é “um ganho real no combate e prevenção da violência doméstica, já que permite não só a partilha de saberes, mas também uma mais rápida adoção dos mecanismos judiciários mais adequados e eficazes a cada caso”.
“Esta não será ‘a resposta’ a todas as necessidades nesta área, mas é por certo uma das respostas que mais necessitávamos de obter”, rematou Susana Pereira.
A Mulher Século XXI compromete-se, entre outros deveres, a “garantir a celeridade no atendimento e acompanhamento das situações que lhe forem encaminhadas pelo DIAP Leiria”, assim como a “promover avaliação de risco pormenorizada e adequada das vítimas” e a “promover, sempre que necessário, o acolhimento da vítima, em resposta adequada (própria ou de terceiros), promovendo a sua segurança e confidencialidade de dados”.
O DIAP de Leiria tem a responsabilidade de garantir a “celeridade no atendimento e acompanhamento das situações que lhe forem encaminhadas pela Mulher Século XXI, a comunicar à associação, sempre que solicitado, informação sobre a evolução dos casos encaminhados no âmbito do presente protocolo”.
