Cinema
Mulheres sem opção – The Janes
O documentário está disponível na HBO e foi nomeado para o Grande Prémio do Júri no Festival de Cinema Sundance em 2022.

Título: The Janes
Realizadoras: Tia Lessin e Emma Pildes
Ano: 2022
Classificação Notícias de Leiria: 7/10 brisas do lis
Jane é o nome de código de um grupo de mulheres, que criaram e integraram uma rede clandestina de abortos nos Estados Unidos da América, durante o final dos anos 60 e o início dos anos 70. Quando a interrupção voluntária da gravidez era ilegal na maioria dos estados norte-americanos, foi a ação destas corajosas ativistas que proporcionou cuidados de saúde a quem não restava outra alternativa.
A longa-metragem dá caras à anónima Jane. Através dos depoimentos das “criminosas” (muitas delas pela primeira vez em frente às câmaras), ficamos a conhecer um capítulo menos divulgado da história: da palavra passada de boca em boca às casas seguras, da rusga à prisão… O documentário revela-nos também quem foram as “Janes” e o porquê de arriscarem a sua liberdade e as suas vidas, para ajudar mulheres com gravidezes indesejadas.
The Janes não poderia ter chegado em melhor altura. Com as novas limitações ao aborto a extremarem ainda mais a sociedade do outro lado do Atlântico, muitas mulheres sentem-se entre a espada e a parede. O regresso à clandestinidade do procedimento médico até agora legalizado está iminente. Um enorme passo atrás nos direitos reprodutivos e nos cuidados de saúde das norte-americanas.
