Sociedade
Município abre concurso de ideias para projeto de arquitetura da Central de Mobilidade de Leiria
A autarquia de Leiria defende a criação de um Central que, ao contrário do atual terminal, ofereça boas condições de estadia a passageiros e autocarros.

A Câmara Municipal de Leiria aprovou esta terça-feira, em reunião de Câmara, a abertura de um concurso público para a conceção do projeto de arquitetura e especialidades da Central de Mobilidade de Leiria.
O lançamento do concurso de conceção para a elaboração do projeto de arquitetura e especialidades da Central Coordenadora de Transportes foi aprovado por maioria, na reunião do executivo municipal.
Segundo a deliberação, e de acordo com a autarquia, a medida está enquadrada no desenvolvimento de uma política de mobilidade sustentável, “em que as interfaces modais assumem um papel relevante ao favorecer a intermodalidade, reforçando a quota dos transportes públicos nas deslocações dos cidadãos e aumentando a eficiência das deslocações diárias”.
O projeto a desenvolver será implantado junto às piscinas, do lado da rotunda do Estádio, com acesso ao terminal pela Av. Bernardo Pimenta/Ponte Euro 2004.
Esta localização foi apontada como a mais favorável num estudo elaborado por uma consultora especializada, que avaliou várias alternativas.
O estudo pedido pela Câmara de Leiria, e apresentado no dia 21 de março, apontou três locais como possíveis hipóteses para a deslocalização do atual terminal rodoviário, que se encontra na Avenida Heróis de Angola, cujo edifício está em processo de venda.
No entanto, indicou a zona desportiva como a hipótese mais favorável, mesmo com a realização de eventos junto à zona desportiva.
PSD e Partido Comunista de Leiria estão contra nova localização
Em abril deste ano, o PSD de Leiria fez saber que “discorda liminarmente desta proposta, não apenas por considerar o local inadequado para a instalação desse equipamento, como também pelo facto de a proposta ser descontextualizada de um estudo mais abrangente, que englobe de uma forma integrada a mobilidade em Leiria”.
Os sociais democratas defenderam ainda que o estudo deveria contemplar “as ligações interconcelhias de Leiria com a Marinha Grande, Pombal, Batalha e Ourém/Fátima, a interligação com a ferrovia, com as redes de expressos, autocarros regionais, transportes escolares, Mobilis e o estacionamento na cidade”.
Também a Comissão Concelhia de Leiria do PCP fez saber, em março deste ano, que a “zona desportiva deve servir a prática do desporto, com a instalação de equipamentos desportivos que Leiria precisa, incluindo o já previsto pavilhão de desportos”.
O PCP acredita que “não há condições para implantar uma infraestrutura com a natureza de estação rodoviária na zona desportiva”, realçando que “a visão do PS de cumprir com parâmetros mínimos e de que tudo pode ser lá implantado” mostra a sua “miopia política e estratégica” em matérias estruturais do desenvolvimento de Leiria.
Proposta vencedora vai receber prémio de 7.500 euros
No âmbito deste procedimento, assegura a Câmara de Leiria, que será feita a seleção de um trabalho vencedor, que receberá um prémio de 7.500,00 €, valor que será depois deduzido ao valor dos honorários da proposta, caso haja a formação de contrato de aquisição de serviços no âmbito do procedimento de ajuste direto.
As ideias propostas não poderão exceder o valor de dois milhões de euros para a empreitada do futuro terminal.
“A fórmula para apuramento da entidade vencedora do concurso pondera de forma especial a componente arquitetónica do projeto, de modo a garantir um perfeito enquadramento do futuro terminal no local, tendo em conta a sua localização junto à margem do rio Lis, confinante com o Percurso Polis, e a vista que oferece para o castelo”, conclui a autarquia liderada por Gonçalo Lopes.
