Sociedade
Município da Batalha disponibiliza mais 150 equipamentos e internet para alunos
O presidente da Câmara da Batalha lamenta que o Governo tenha anunciado em maio de 2020 a entrega de material, contudo foi o município a assegurar os equipamentos.

O Município da Batalha vai entregar mais uma remessa de computadores, tablets e routers com ligação à distância para garantir o ensino à distância a alunos desde o pré-escolar ao secundário.
De acordo com uma nota da autarquia batalhense, liderada pelo presidente Paulo Batista Santos, ao todo o Município já disponibilizou mais de 350 equipamentos, garantindo que todos os alunos que foram identificados com necessidade de apoio e a frequentar o Agrupamento de Escolas da Batalha irão beneficiar de material cedido pela autarquia, num investimento global superior a 50 mil euros.
“Deste modo as crianças e jovens sem computador ou tablet, ou ainda sem acesso à internet, segundo os dados recolhidos pelo Agrupamento de Escolas da Batalha, irão beneficiar da cedência de equipamentos municipais durante o próximo período letivo e enquanto vigorar o regime de ensino à distância. Acresce ainda uma quantidade reduzida de estudantes que, tendo acesso doméstico a estes dispositivos, têm de o partilhar com irmãos ou familiares em teletrabalho”, lê-se no comunicado da autarquia.
Para o presidente da Câmara Municipal da Batalha, Paulo Batista Santos, este apoio tecnológico permitirá “assegurar que todos os alunos têm acesso a ferramentas que mitiguem os efeitos perversos da pandemia”, nomeadamente no que diz respeito ao “previsível aumento das desigualdades em contexto escolar”.
O autarca lamenta apenas que “desde maio de 2020 que o Governo anunciou computadores para todos os alunos que necessitassem deste apoio para o ensino à distância, mas na prática teve que ser o município a assegurar todos os equipamentos”.
