Sociedade
Município da Batalha garante mil testes rápidos em acordo com a Cruz Vermelha Portuguesa
Os testes rápidos usam o método de deteção de antigénio e serão orientados para escolas e IPSS do concelho da Batalha.

O Município da Batalha, em complemento à capacidade de testagem que possui por método molecular de RT-PCR e testes serológicos, acordou com a Cruz Vermelha Portuguesa a realização de mil testes rápidos à covid-19.
Para o autarca da Batalha, Paulo Batista Santos, “estes testes são cruciais nesta fase da pandemia, uma vez que permitem uma resposta rápida em surtos epidémicos em creches, escolas e lares através de rastreio e identificação precoce de possíveis casos positivos, por forma a tomar decisões rápidas de triagem para a segregação de clusters”.
Segundo uma nota de imprensa da autarquia batalhense, a Organização Mundial de Saúde (OMS), anunciou esta segunda-feira que considera essencial a disseminação de testes rápidos da covid-19, com resultados em 15 a 30 minutos. Também o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), que está a avaliar a nova geração de testes rápidos de despiste da covid-19, considera que os testes rápidos apresentam “vantagens”, já que têm uma “baixa complexidade de execução” e permitem “fazer o diagnóstico perto do doente, do caso suspeito”, e obter “um resultado de forma rápida”.
