Ligue-se a nós

Sociedade

Município de Leiria acredita que vagas no ensino artístico vão aumentar

Em Leiria estão matriculados cerca de 134 alunos na música e 28 na dança no ensino articulado.

Publicado

em

Por

Criança Dança
Foto: Criança / Pixabay

O Município de Leiria acredita que as vagas do ensino artístico nos conservatórios do concelho vão aumentar na segunda fase do concurso, disse hoje à agência Lusa a vereadora da Educação.

Anabela Graça (PS) afirmou que o Município tem feito “um trabalho de acompanhamento muito próximo com os diretores das escolas e dos conservatórios e com as associações de pais”.

“A atribuição de mais vagas foi um sinal de reconhecimento. Houve um processo de reclamação de todos os conservatórios e o Orfeão de Leiria e a SAMP [Sociedade Artística e Musical dos Poucos] viram as suas vagas serem alteradas. O Instituto de Jovens Músicos não, mas sabemos que ainda vai haver uma segunda fase do concurso”, adiantou a vereadora.

Segundo a autarca, o Município envolveu-se neste processo “ainda antes de saírem as vagas”.

“Sabíamos que o número de vagas dos alunos que estavam matriculados não chegava e começámos logo um trabalho conjunto. Houve contactos diretos do Município com a secretária de Estado da Educação, com o diretor da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares e com a delegada regional”, informou.

Constando que os cortes no ensino artístico ocorreram a nível nacional, Anabela Graça alertou que “Leiria foi muito penalizada e que a decisão vai contra a expectativa que se gerou com a matrícula dos alunos”.

A vereadora adiantou que os alunos estão matriculados e inseridos numa turma. “Estamos em fase de organização dos horários do ano letivo. Tudo isto acontece num ano que é atípico e que se queria de muita serenidade”.

Anabela Graça revelou também que estes cortes vão contra o investimento que o Município de Leiria tem feito no ensino artístico.

“Começou-se por disponibilizar o ensino da música e da dança no pré-escolar e em horário não letivo e este ano o ensino artístico está inserido na componente letiva”, disse.

Este ano letivo, todos os jardins-de-infância do concelho estão cobertos com o ensino da música e da dança, pelo que a autarca considerou que “é importante que este projeto tenha continuidade”.

“Acreditamos que o ensino artístico é importante para o desenvolvimento escolar dos alunos. Não estamos a falar de abrir vagas por abrir. Em Leiria, há uma política de sustentabilidade cultural e um historial”, sublinhou.

Anabela Graça acrescentou que o Município de Leiria está a “construir um projeto educativo municipal que assenta em atividades ligadas a cultura”.

Segundo a responsável, em Leiria estão matriculados cerca de 134 alunos na música e 28 na dança no ensino articulado.

“Se estes alunos não tiverem vagas terão de integrar uma turma normal com currículo normal. Vamos acreditar que a segunda fase permita a atribuição de vagas que se aproxime deste número de alunos”, rematou.

 

Gosta do Notícias de Leiria? Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir! Contamos consigo.

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES