Sociedade
Município de Leiria adjudica Villa Portela para criação de Centro de Artes por quase 3 M€
A Villa Portela foi adquirida pelo Município em 2017 e classificada como Monumento de Interesse Municipal.

O Município de Leiria aprovou esta terça-feira, em reunião de Câmara, a adjudicação da obra na Villa Portela em Centro de Artes pelo valor de 2,8 milhões de euros, anunciou a autarquia.
Com um prazo de execução estimado em 540 dias e um investimento exato de 2.869.765,95 euros, segundo a Câmara de Leiria, “os trabalhos visam adaptar e transformar os espaços exteriores e todo o edificado num equipamento público cultural, com uma área de implantação dos edifícios de cerca de 2 mil m2 a zona verde/jardim de 17 mil m2”.
No edifício principal, destaca-se a existência de áreas expositivas, áreas técnicas,
biblioteca/sala de leitura e uma cafetaria aberta para o jardim, estando previstas, para os restantes edifícios, zonas de produção, oficinas e salas polivalentes adaptáveis a novas necessidades e novos programas.
Os jardins serão tratados e recuperados na sua totalidade, com a criação de espaço para eventos, um auditório ao ar livre, uma zona para crianças, acrescenta a autarquia liderada por Gonçalo Lopes.
Há dois anos, em abril de 2020, o Município anunciava a provação da proposta em reunião de Câmara, com a abstenção do PSD.
O projeto ficou a cargo da Saraiva + Associados, grupo de Arquitetura e Design, sediado em Lisboa.
A Villa Portela, adquirida pelo Município em 2017 e classificada como Monumento de
Interesse Municipal, foi uma grande propriedade urbana com áreas de cultivo, incluindo casa de habitação, diversos cómodos de apoio e uma vasta área ajardinada.
O edifício habitacional, do tipo chalé suíço, mas fortemente inspirado na arquitetura dos chalés ingleses de estilo vitoriano, foi construído nos finais do século XIX.
