Ligue-se a nós

Sociedade

Município de Leiria aprova criação de regulamento com medidas para fixar médicos

Trata-se de um pacote de medidas que sirvam de incentivo à fixação de profissionais no concelho.

Publicado

em

Por

Médico Saúde
Foto: Médico / Pixabay

O Município de Leiria aprovou a criação de um regulamento, com vista a integrar um conjunto de medidas “importantes para a fixação de médicos no concelho”, disse à agência Lusa a vereadora Ana Valentim.

“Estamos a falar de medidas de âmbito social, desportivo e cultural, além do ‘Voucher Saúde’ que já está implementado”, adiantou à Lusa a autarca com a pasta da Saúde na Câmara de Leiria.

Numa nota de imprensa, a autarquia informou que o Município de Leiria vai dar início à elaboração do Regulamento Municipal de Atribuição de Incentivos à Fixação de Médicos de Medicina Geral e Familiar nas Unidades de Saúde, uma medida que vem juntar-se ao ‘Voucher Saúde’ e que pretende fazer face à falta de profissionais no concelho.

“O insuficiente número de médicos afetos às unidades de saúde locais, com nefastas repercussões na qualidade de vida das pessoas” tem sido uma das principais preocupações do município, que procura, assim, contribuir para a fixação de profissionais de saúde no concelho e para o reforço e melhoria da capacidade de resposta dos diversos serviços, refere a mesma nota de imprensa.

Ana Valentim explicou que se trata de um “pacote de medidas que sirvam de incentivo à fixação de pessoas no concelho” e que serão encontradas em colaboração com o Centro Hospitalar de Leiria e Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) do Pinhal Litoral, com quem a Câmara tem realizado um trabalho de proximidade.

A vereadora socialista anunciou que, “ainda este mês”, deverá ser lançada uma campanha para a literacia para a saúde. “Queremos que as pessoas tenham conhecimento em concreto de quais as circunstâncias em que se devem dirigir a uma urgência hospitalar ou aos cuidados de saúde primários”, salientou.

“É preciso dizer não estamos a falar de medidas avulso, mas que foram consensualizadas em reunião com estes parceiros”, reforçou Ana Valentim, revelando que o regulamento só deverá estar concluído dentro de aproximadamente quatro meses.

O Município apresentou, na semana passada, a iniciativa ‘Voucher Saúde’, numa parceria com a Acilis – Associação de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo da Região de Leiria, que prevê a atribuição de um vale no valor de 35 euros a descontar em compras no comércio local, a ser distribuído, após cada turno, aos médicos afetos ao ACeS Pinhal Litoral que se disponibilizem a realizar trabalho suplementar nas urgências no Hospital de Santo André, em Leiria.

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES