Sociedade
Município de Leiria assinala 200 anos da independência do Brasil
O Jardim Luis de Camões, em Leiria, vai receber uma escultura comemorativa intitulada “Muiraquitã”, da autoria do escultor brasileiro Luiz Martins e do escultor português Thierry Ferreira.

O Município de Leiria associa-se este ano às comemorações do bicentenário da independência do Brasil, com um conjunto de iniciativas nas próximas semanas, para reforçar as ligações que Portugal e o Brasil construíram e mantiveram.
O colóquio “Que independência foi essa? – Debates e disputas no contexto da separação de Portugal e Brasil” é uma das iniciativas a destacar, no sábado, às 11 horas, no Centro de Diálogo Intercultural de Leiria.
“Apresentado por Isabel Lustosa, investigadora do Centro de Humanidades da Universidade Nova de Lisboa, neste colóquio serão temas predominantes o processo histórico que conduziu à independência do Brasil, bem como a exploração de novas formas de aproximação e colaboração entre as comunidades brasileira e portuguesa, nas mais diversas áreas”, informou a autarquia.
No final, será inaugurada no Jardim Luis de Camões uma escultura comemorativa intitulada “Muiraquitã”, da autoria do escultor brasileiro Luiz Martins e do escultor português Thierry Ferreira.
