Ligue-se a nós

Sociedade

Município de Leiria dedica semana às Espécies de Plantas Invasoras

No dia 28 de maio, na Praia do Pedrógão (ponte de encontro no parque de estacionamento da praia sul), está marcada uma ação aberta à população. As inscrições devem ser feitas para cia@cm-leiria.pt.

Publicado

em

Por

Foto: Chorão de Praia / DR

O Município de Leiria está a dinamizar, até ao dia 28 de maio, várias atividades dedicadas à Sensibilização e Controlo de Espécies de Plantas Invasoras, uma
iniciativa integrada na SEI 2022 – Semana Sobre Espécies Invasoras, Portugal &
Espanha.

O projeto ibérico é promovido em Portugal pela Rede InvECO – Rede Portuguesa de Estudo e Gestão de Espécies Invasoras, associada à SPECO, pela Plataforma INVASORAS.PT e pelos projetos ibéricos LIFE STOP Cortaderia e LIFE INVASAQUA.

A atividade, promovida através do Centro de Interpretação Ambiental de Leiria
(CIA) e da Divisão de Espaços Verdes, “procura chamar à atenção para os graves problemas que as Espécies Invasoras vegetais e animais causam em Ecossistemas e
Habitats desta região, assim como promover ações de controlo dessas espécies”, refere uma nota de imprensa.

No concelho de Leiria, a aposta deste ano incide nas espécies vegetais, dando continuidade ao trabalho que tem sido feito nesta área ao longo dos últimos anos, já que as primeiras ações de sensibilização e controlo de Espécies Invasoras dinamizadas pelo CIA começaram com as comunidades educativas, através de atividades de educação, sensibilização e de controlo de chorão-das-praias na Praia do Pedrógão.

Para além da assinatura de adesão à Carta de Estratégia Transnacional contra a
Cortaderia Selloana – LIFE STOP Cortaderia, em que se assumiu o compromisso de tomar medidas para o controlo desta espécie invasora, mais conhecida por Penacho ou Erva-das-Pampas, este ano as atividades do Município contarão com a participação na SEI2022, com mais ações com comunidades escolares ao longo da semana, duas ações de voluntariado ambiental para a população em geral na Mata dos Marrazes e na Praia do Pedrógão, e uma ação de controlo recorrendo à remoção mecânica de Cortaderias numa das várias zonas críticas de propagação desta espécie no nosso Concelho.

Todos os eventos a decorrer nesta Semana Ibérica em Semana sobre Espécies Invasoras 2022 – Sociedade Portuguesa de Ecologia – podem ser consultados aqui (link).

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES