Cultura
Município de Leiria desafia estudantes a filmarem ‘influencers’ locais
Os filmes produzidos vão dar origem a uma exposição no final.

O município de Leiria lançou o programa “Gentes e lugares”, concurso que desafia 17 mil alunos do concelho a filmarem pessoas que os inspirem, considerados os seus ‘influencers’ pessoais.
No Dia Mundial do Cinema, Leiria anuncia um desafio que, segundo nota divulgada pelo município, pretende “promover a cultura e o território” junto da população escolar, identificando ao mesmo tempo pessoas inspiradoras, “os nossos ‘influencers’”.
“Gentes e lugares” está integrado no programa de educação da Rede Cultura 2027 que prepara a candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura 2027 e vai decorrer em articulação com o projeto “Leiria dá um filme”, componente do Projeto Educativo Municipal, e em parceria com o Plano Nacional de Cinema.
O concurso pretende que os jovens criem um microfilme que apresente uma ou mais pessoas que os inspirem, num lugar ou espaço do património do concelho com a música preferida como banda sonora. Dessa forma Leiria tenta promover as “práticas criativas através da imagem e da criação de uma narrativa fílmica”.
Destinado a crianças do pré-escolar, alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e jovens do ensino secundário, num total de 17 mil matrículas, o desafio decorre em três fases, entre março e junho de 2021.

-
Opiniãohá 3 dias
Uma vacina contra a desinformação
-
Sociedadehá 3 dias
Leiria: 56 militantes e simpatizantes do PSD pedem ajuda a Rui Rio para escolha de candidato à Câmara
-
Sociedadehá 3 dias
Batalha aprova moção que exige inclusão de investimentos estratégicos no Plano de Recuperação e Resiliência
-
Bem Estarhá 3 dias
Grupo de voluntários leva refeições ao hospital de Leiria