Sociedade
Município de Leiria deteta 23 árvores em risco elevado. Quatro vão ser abatidas
Os trabalhos, segundo projeção da autarquia, deverão começar esta quinta-feira e terminar no final do próximo mês de janeiro.

O Município de Leiria identificou 31 árvores na cidade em risco sendo que quatro delas serão abatidas.
Baseado no relatório de estabilidade biomecânica, desenvolvido pelo Município de Leiria e uma empresa da especialidade, foram identificadas 31 árvores. Oito apresentam classificação de risco moderado e 23 de risco elevado.
Segundo uma nota da autarquia, o estudo permitiu “avaliar de um modo mais objetivo o grau de risco de rutura dos exemplares envolvidos”.
Assim, entre as 23 árvores classificadas com risco elevado, quatro serão abatidas, já que “não será possível aplicar medidas corretivas que possibilitem a diminuição de risco para pessoas e bens”, de acordo com a autarquia leiriense.
As árvores identificadas para abate localizam-se na Alameda Dr. José Lopes Vieira (uma Gravillea Robusta e uma Tília), Largo da República (uma Pinus Pinea) e Parque Municipal Tenente Coronel Jaime Filipe da Fonseca (uma Pinus Pinea ).
Nos restantes exemplares, serão realizadas intervenções como poda de manutenção, poda de equilíbrio biomecânico, aplicação de sistemas de cablagens ou escoramento de ramos de grandes dimensões.
