Sociedade
Município de Leiria e Ministério da Agricultura esclarecem Estratégia de Efluentes Agropecuários e Agroindustriais
A sessão vai acontecer às 18h15, no Teatro Miguel Franco, em Leiria, e contará com transmissão online.

O Município de Leiria e a Direção Regional da Agricultura e Pescas do Centro vão realizar, no próximo dia 23 de junho, uma sessão de esclarecimento sobre a Estratégia Nacional de Efluentes Agropecuários e Agroindustriais (ENEAPAI 2030) e o mecanismo de apoio à valorização e tratamento de efluentes pecuários criado pelo Governo.
Com uma verba de 20 milhões de euros e um financiamento até 50 por cento por projeto, as candidaturas estão abertas até 9 de agosto.
No dia do anúncio do apoio, o presidente da Câmara Municipal, Gonçalo Lopes, defendeu que “muitas das explorações poderão, com esta medida, ter ganho o seu futuro em termos de existência, porque se não o fizerem agora possivelmente terão de encerrar tendo em conta as exigências ambientais que virão a ser feitas no futuro a este setor”.
Câmara de Leiria dá prioridade aos processos de licenciamento da atividade pecuária
No evento, que contará com a participação do Diretor Regional de Agricultura e Pescas do Centro, Fernando Martins, será também abordado o despacho emitido esta segunda-feira pelo presidente da Câmara Municipal, que determina a priorização dos processos de licenciamento relacionados com operações urbanísticas de estabelecimentos ou explorações pecuárias, cujos objetivos cumpram as premissas da ENEAPAI.
A sessão contará com público presencial, limitado à lotação da sala, e será transmitida e direto na página de Facebook do Município de Leiria.
