Sociedade
Município de Leiria, Grupo Lusiaves e InPulsar juntam-se para apoiar sem abrigo
O apelo foi feito pelo município e o Grupo Lusiaves acedeu com o financiamento de 80 mil euros através do modelo internacional Housing First.

A Câmara Municipal de Leiria, a InPulsar – Associação para o Desenvolvimento Comunitário e o Grupo Lusiaves assinaram, esta sexta-feira, um protocolo de cooperação para ajudar pessoas em situação de sem abrigo, de acordo com um comunicado da autarquia.
O apelo foi feito pelo município e o Grupo Lusiaves acedeu com o financiamento de 80 mil euros através do modelo internacional Housing First.
A verba vai servir para proporcionar habitações individuais contribuindo para o dia-a-dia de todas as pessoas identificadas como sem-abrigo pela InPulsar (Associação dinamizadora do projeto Morada Certa – Leiria Housing First).
“Trata-se de um apoio inédito a nível internacional, pois, até ao momento, em nenhum país, o projeto Housing First, possui apoio de uma entidade privada”, acrescenta a nota da autarquia leiriense.
“O Grupo Lusiaves não pode deixar de dar o seu contributo quando a saúde e o bem-estar social têm que estar no centro das prioridades”, afirma Avelino Gaspar, presidente do Grupo Lusiaves.
A Câmara Municipal de Leiria já financia este projeto, desde outubro de 2019, no apoio à habitação permanente e individualizada de três pessoas em situação de sem-abrigo e garante o acompanhamento e monitorização trimestral do projeto através da Divisão de Desenvolvimento Social do Município, em conjunto com a equipa da InPulsar.
