Ligue-se a nós

Sociedade

Município de Leiria ilumina Castelo de azul para assinalar Dia Internacional da Síndrome de Angelman

Publicado

em

Por

Castelo de Leiria
Foto: Castelo de Leiria / Pedro Carvalheiro

O Município de Leiria associa-se à ANGEL – Associação Síndrome de Angelman Portugal para assinalar o Dia Internacional da Síndrome de Angelman, iluminando o Castelo de Leiria de azul, no dia 15 de fevereiro.

Esta data assinala-se em fevereiro, por ser o mês das Doenças Raras e, dia 15, por ser o cromossoma 15 que geneticamente tem uma disfunção que causa a doença.

A Síndrome de Angelman é uma condição genética rara que se manifesta desde o nascimento e as pessoas com Angelman têm um severo atraso no desenvolvimento cognitivo, motor e psicomotor. Comunicam, mas não falam, têm distúrbios de sono, crises convulsivas e incapacidade de coordenação de movimentos.

Em Portugal já foram identificados mais de 70 casos, no entanto, dada a incidência (1:15.000 nascimentos) estima-se que o número real de casos ultrapasse os 500.

Ao assinalar este dia, a ANGEL – Associação Síndrome de Angelman Portugal, pretende consciencializar a população para esta doença e apoiar as pessoas que são portadoras da síndrome, assim como as respetivas famílias.

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES