Ligue-se a nós

Sociedade

Município de Leiria opõe-se à exploração de inertes na Barosa

O Município de Leiria garante que está totalmente solidário com a posição dos residentes, dando todo o seu apoio.

Publicado

em

Por

Foto: Empresa / Facebook Sorgila SA

O Município de Leiria anunciou este domingo que vai enviar uma exposição à Direção-Geral de Energia e Geologia a manifestar a sua oposição à exploração de inertes na Barosa, em Leiria.

A posição da autarquia vai ao encontro da posição assumida pela população local, que participou na sessão de discussão pública deste sábado, denominada “Pedido de Atribuição dos direitos de prospeção e pesquisa de depósitos minerais de areias siliciosas e caulinos”.

Assim, a Câmara de Leiria, garante que após ter conhecimento da posição da população sobre o tema, vai enviar uma exposição à Direção-Geral de Energia e Geologia dando conta da sua preocupação e oposição relativamente à prospeção, pesquisa e exploração na Barosa.

Em causa, explica o município, está “a proximidade de aglomerados populacionais, a descaracterização da paisagem, a redução da mancha florestal, a interferência nos fluxos hídricos com potencial abaixamento do nível freático, a diminuição da qualidade do ar devida à existência de poeiras, o aumento do ruído e a degradação das vias de comunicação”.

“O Município entende que não existem condições para a sua concretização, devendo prevalecer o legítimo direito da população à decisão quanto à utilização dos solos e salvaguarda da qualidade ambiental no seu território”, considera ainda a Câmara de Leiria.

O “Pedido de atribuição de direitos de prospeção e pesquisa de depósitos minerais para a área designada Barosa”, promovida pela empresa leiriense Sorgila – Sociedade de Argilas SA, pode ser consultado na plataforma Participa.pt, até dia 24 de março.

A União das Freguesias de Marrazes e Barosa e a Junta de Freguesia de Amor, no concelho de Leiria, lançaram um abaixo-assinado contra a atribuição de concessão para prospeção e pesquisa de inertes na Barosa.

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES