Sociedade
Município de Leiria vai avançar com ações de recuperação da área ardida em 2022
Os incêndios de julho de 2022 destruíram 3.402 hectares.

O Município de Leiria vai implementar medidas e ações de estabilização das zonas ardidas pelos incêndios de 2022, num investimento total de 830 mil euros, totalmente financiados pelo Fundo Ambiental.
As áreas abrangidas incluem as freguesias de Caranguejeira, Milagres, Regueira de Pontes e nas Uniões de Freguesias de Colmeias e Memória, de Santa Eufémia e Boa Vista e de Souto da Carpalhosa e Ortigosa, anunciou a autarquia.
“Esta é a resposta que encontrámos à necessidade de recuperar dos danos provocados pelos incêndios rurais, de repor a maior parte das estruturas naturais destruídas e afetadas e, simultaneamente, de apoiar a população na normalização dos seus bens”, refere o vereador do Ambiente e da Proteção Civil, Luís Lopes.
Após levantamento das prioridades, dos equipamentos a intervir e das ações a executar para reposição do ecossistema e restabelecimento de algum ordenamento, foi definido que o Município irá trabalhar na recuperação de troços da rede primária, de secções da rede secundária das faixas de gestão de combustível e da rede viária, bem como no controlo de espécies invasoras lenhosas.
Serão ainda implementadas medidas de substituição de sinalização de caça e pesca danificada, de instalação de abrigos e comedouros para a fauna selvagem e de barreiras de resíduos florestais, estando também prevista a recuperação de pontos de água e a regularização do regime hidrológico das linhas de água, incluindo a instalação de vegetação ripícola, acrescentou o Município de Leiria.
