Sociedade
Município de Leiria vai requalificar antiga Adega Cooperativa das Cortes
O espaço central da Adega será transformado em zona de convivência e de lazer, a par da criação de áreas de contemplação do rio Lis com passadiços e de espaços ligados às artes, como um anfiteatro.

A antiga Adega Cooperativa das Cortes vai ser objeto de requalificação, anunciou o Município de Leiria esta terça-feira, numa medida que pretende valorizar a importância patrimonial e histórica do espaço, atribuindo-lhe nova utilidade e potencial turístico-cultural.
“Localizadas junto ao rio Lis, as instalações serão intervencionadas com o objetivo de as transformar num espaço agradável e aprazível à estadia, circulação, ao convívio e à
contemplação, para além da criação de condições para o funcionamento e valorização do mercado local e dinamizar a área da praça através de novas funcionalidades”, avançou a autarquia em comunicado.
Dos trabalhos previstos incluem-se a transformação do espaço central da Adega em zona de convivência e de lazer, a criação de áreas de contemplação do rio Lis com passadiços e de espaços ligados às artes, como um anfiteatro, e a melhoria dos acessos pedonais.
No espaço exterior, segundo a autarquia leiriense, serão criados lugares de estacionamento e requalificado o canal de rega e o antigo lavadouro.
Quanto ao edificado, as antigas instalações do centro de saúde serão adaptadas para acolher associações locais, escritório em open space e salas multiusos, enquanto o espaço do atual mercado será requalificado para receber o mercadinho semanal, uma sala polivalente, espaços para exposições e zonas de apoio às festividades na praça e à Sociedade Artística e Musical Cortesense.
Para o edifício onde funcionou um restaurante, pretende-se que seja utilizado como comércio e serviços/restauração e bebidas, não devendo sofrer qualquer intervenção.
Por se situar parcialmente em área de Reserva Ecológica Nacional, o Executivo da Câmara Municipal aprovou esta terça-feira o pedido de declaração de interesse público municipal, que será agora remetido para a Assembleia Municipal, não estando ainda prevista a data de início dos trabalhos nem os custos do investimento na requalificação.
