Ligue-se a nós

Sociedade

Município de Pombal critica Plano Ferroviário Nacional

Entre as várias propostas, a Câmara de Pombal defende a construção de uma linha que ligue diretamente a cidade de Pombal à cidade de Leiria, disponibilizando serviços interurbanos entre as duas cidades.

Publicado

em

Por

Foto: Presidente da Câmara de Pombal / Pedro Pimpão


O Município de Pombal considerou esta terça-feira que o Plano Ferroviário Nacional (PFN), em matéria de alta velocidade, afasta a cidade de Pombal do traçado entre Leiria e Coimbra.

Para a autarquia, liderada por Pedro Pimpão, a manter-se o plano a Estação de Pombal passará a desempenhar um papel secundário.

A posição do município consta do documento enviado no âmbito da consulta pública do Plano Ferroviário Nacional, no qual são apresentados os seus contributos, sugestões e propostas, com vista à harmonização entre o Plano e o modelo de desenvolvimento territorial definido para o concelho.

Entre as várias propostas, a Câmara de Pombal defende a construção de uma linha que ligue diretamente a cidade de Pombal à cidade de Leiria, disponibilizando serviços interurbanos entre as duas cidades.

Para a autarquia, trata-se assim de uma solução alternativa que permitirá mitigar os efeitos da desconexão Pombal-Leiria que a Linha de Alta Velocidade (LAV) podia ter cuidado de garantir.

O município considera ainda determinante que a eventual libertação de capacidade da Linha do Norte para os serviços interurbanos (comboios intercidades e inter regionais), locais (comboios suburbanos e regionais) e de mercadorias, tenha por contrapartida uma ajustada oferta interurbana assegurando a ligação de Pombal a cidades como Lisboa, Santarém, Entroncamento, Coimbra, Aveiro, Porto e Braga.

O município propõe ainda a construção de uma nova ligação ferroviária (linha) para transporte de passageiros e mercadorias entre o concelho de Pombal (Linha do Norte) e o concelho de Castelo Branco (Cebolais).

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES