Ligue-se a nós

Sociedade

Município, Politécnico de Leiria e Águas do Centro Litoral vão estudar requalificação da ETAR das Olhalvas

O estudo “destina-se a investigar, identificar e definir as melhores soluções de requalificação/modernização da ETAR das Olhalvas”.

Publicado

em

Por

Bebedouro Fonte Água
Foto: Pixabay

O Município de Leiria assinou esta quarta-feira um protocolo com o Politécnico de Leiria (IPL) e a Águas do Centro Litoral (AdCL) que prevê a realização do “Estudo para a Requalificação Tecnológica da ETAR das Olhalvas”, durante os próximos quatro meses.

Para Gonçalo Lopes, presidente da Câmara Municipal, este é “um momento simbólico, mas importante, que resulta da vontade comum” de três entidades, uma parceria que irá trabalhar na “melhoria do desempenho ambiental [da ETAR]” e “na preparação para os desafios ambientais do futuro”, lê-se numa nota enviada às redações.

“A ETAR cumpre os requisitos legais, mas queremos ser mais exigentes”, acrescentou o autarca, que destacou ainda a importância da sensibilização da opinião pública e de “olhar para os investimentos que são necessários fazer”.

Para o presidente do Politécnico de Leiria, Rui Pedrosa, “ a água é um dos desafios do futuro”, por isso esta é também uma “oportunidade para o IPL, que permitirá colocar conhecimento multidisciplinar ao serviço da comunidade e de projetos de parceria”.

Já Alexandre Tavares, presidente do Conselho de Administração da AdCL, destacou a dimensão estratégica da parceria, em concreto “olhar para as Olhalvas de forma positiva, antecipando os desafios do futuro”, e manifestou a necessidade de conhecer “quais são os anseios, as expectativas da população na relação com a água”.

A cargo do IPL, o estudo, segundo o protocolo, “destina-se a investigar, identificar e definir as melhores soluções de requalificação/modernização da ETAR das Olhalvas”, mitigando “as possibilidades de reutilização de parte do efluente numa perspetiva de uso racional da água, evitando assim o uso de água tratada para fins que não o exigem”.

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES