Sociedade
Municípios de Porto de Mós, Marinha Grande e Leiria preparam chegada de Covid-19
Os doentes que manifestem sintomas compatíveis com os de contágio pelo novo coronavírus – febre, tosse e dificuldade respiratória – devem contactar a Linha Saúde 24 (808 24 24 24).

As Câmaras Municipais de Porto de Mós, Marinha Grande e Leiria estão a trabalhar em planos de contingência para o novo coronavírus, o Covid-19.
O Município de Porto de Mós, o primeiro a anunciar medidas, “encontra-se a elaborar um Plano de Contingência, devido ao novo Coronavírus, Covid-19, para os serviços municipais, em colaboração com a Unidade de Saúde Pública de Porto de Mós”, anunciou em comunicado.
O plano portomosense divide-se em duas vertentes: uma de sensibilização e outra de reorganização dos serviços, caso se venha a verificar a existência do surto nos funcionários dos vários serviços da autarquia.
Também a Câmara Municipal da Marinha Grande se encontra a elaborar o Plano de Contingência, no âmbito da prevenção e controlo de infeção por Covid-19.
Em comunicado, a Câmara pede “aos trabalhadores do Município e à população que adotem as medidas preventivas, recomendadas pela Direção Geral de Saúde”.
Medidas como lavar frequentemente as mãos, com água e sabão, utilizar lenços de papel, de utilização única, para se assoar, tossir ou espirrar para o braço com o cotovelo fletido, e não para as mãos são algumas das recomendações.
Quanto ao Município de Leiria encontra-se a “preparar um plano de contingência face ao coronavírus, tendo sido constituída uma equipa de trabalho com elementos da Proteção Civil e Divisões de Recursos Humanos, Ambiente, Saúde, SMAS e Divisão da Educação”, lê-se numa nota da autarquia.
De acordo com a vereadora da Saúde na Câmara Municipal de Leiria, Ana Esperança, “todos os espaços públicos municipais terão o seu plano com todas as necessidades acauteladas”.
A autarca referiu ainda que estão marcadas reuniões, que serão conduzidas pela Delegada de Saúde Pública e um elemento do Centro Hospitalar de Leiria, com os Diretores dos Agrupamentos Escolares, que já receberam já orientações via DGEST, e também com os Presidentes de Junta, além de diversos serviços do Município, nomeadamente a Divisão de Proteção Civil.
Para esclarecimento de dúvidas acerca do Covid-19 consulte o site da Direção Geral de Saúde.
