Ligue-se a nós

Sociedade

Museu da Lourinhã ganhou um dinossauro por impressão 3D

O primeiro esqueleto de um dinossauro português produzido através da tecnologia de impressão em 3D vai ficar exposto no Museu da Lourinhã até março de 2021.

Publicado

em

Por

Dinossauro Lourinhanosaurus Impressão 3D
Foto: Museu da Lourinhã

O Museu da Lourinhã apresenta ao público o primeiro dinossauro português construído através de impressão 3D, o Lourinhanosaurus Antunesi.

Segundo uma nota de imprensa da instituição, trata-se de um dinossauro carnívoro, de porte médio, que viveu em Portugal há cerca de 150 milhões de anos.

O esqueleto agora apresentado foi construído pela empresa inglesa Nichecraft Conservation – Remmert Schouten, para o Museu da Lourinhã.

“A construção desta réplica foi um trabalho de mais de meio ano e contou com a colaboração de especialistas em diferentes áreas”, segundo o Museu.

Começou-se pela digitalização e produção do modelo 3D dos fósseis desta espécie encontrados na Lourinhã, realizado por Matteo Belvedere (paleontólogo na Universidade de Florença, Itália).

Como não se conhecem todos os ossos deste animal, seguiu-se o “árduo trabalho de reconstruir o resto do esqueleto digitalmente, com base em ossos de outras espécies de dinossauros próximas”.

Com o modelo 3D pronto, restou torná-lo “real”. Os diferentes ossos foram impressos em impressoras 3D, em Portugal, por aquela empresa inglesa, com a colaboração inicial do paleontólogo Anne Schulp, do Museu Naturalis, nos Países Baixos. Seguiu-se, então, a fase da montagem. Os diferentes ossos que compunham este animal foram colocados nas suas devidas posições, trabalho que contou com a ajuda de Jean Pierre Mayen e Jacques Harper.


36º Aniversário do Museu da Lourinhã

O Museu da Lourinhã completa 36 anos esta quarta-feira, dia 24 de junho.

A data será assinalada através das plataformas digitais, devido à pandemia da covid-19. Ao longo do dia serão publicadas nas redes sociais e no site, mensagens de diversos associados, como o Presidente da República de Portugal.

Pelas 15h00 haverá um breve momento musical a cargo da também associada e artista musical Conceição Moniz, à porta do Museu, na Rua João Luís de Moura e pelas 15h30 a apresentação virtual da primeira réplica de dinossauro português impresso em 3D, feita pelo associado e paleontólogo Octávio Mateus.

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES