Ligue-se a nós

Sociedade

Não alimente os pombos. Um pedido da Câmara de Leiria

O objetivo da Câmara passa por controlar “o aumento das populações de pombos nas áreas urbanas”.

Publicado

em

Pombo Leiria
Foto: Município de Leiria

A Câmara Municipal de Leiria iniciou um programa de controlo preventivo de pombos nas áreas urbanas, constituído por ações de controlo das populações de pombos bem como ações de informação e sensibilização dos munícipes.

O objetivo da Câmara passa por controlar “o aumento das populações de pombos nas áreas urbanas” que se deve essencialmente, à “disposição na via pública de alimento e água (…), a existência de abrigos e locais propícios à nidificação e a inexistência de predadores naturais nas áreas urbanas”.

Assim, segundo a autarquia leiriense, “os pombos, em vez de terem duas a três ninhadas por ano (o habitual em habitat natural), passem a ter, nas áreas urbanas, quatro a cinco ninhadas por ano”.

Para que a coexistência entre pombos e pessoas seja equilibrada a Câmara apela a que não seja dada comida aos pombos, já que eles buscam o seu próprio alimento; sejam limpas calhas e terraços, prevenindo entupimentos; possam ser colocadas redes, vedando o acesso dos pombos aos possíveis locais de poiso e nidificação; colocação de repelentes em parapeitos ou usados espantalhos em forma de falcões ou águias.

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES