Sociedade
“Não se pintem de verde! Contem as coisas como elas são” – DECO
O conceito é usado como argumento publicitário para apresentar uma marca com preocupações ambientais, contudo, sem apresentar qualquer prova ou evidência sobre a sustentabilidade do produto ou da empresa em questão.

A DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor lança esta quinta-feira uma campanha sobre o efeito greenwashing e a existência de alegações
ambientais que podem ser enganosas.
Segundo a DECO, o conceito é usado como argumento publicitário para apresentar uma marca com preocupações ambientais, contudo, sem apresentar qualquer prova ou evidência sobre a sustentabilidade do produto ou da empresa em questão.
Portanto, “numa altura em que 57% dos consumidores da União Europeia estão
recetivos a alegações ambientais no momento de escolher e comprar, para algumas
empresas mostrar-se verde, tornou-se bom para o negócio”, refere a DECO.
O aumento da consciência ecológica dos consumidores trouxe, então, uma
técnica de marketing conhecida como “greenwashing”, à luz da qual uma empresa
consegue afirmar que cumpre “determinadas” metas de proteção do ambiente ou que tem um “determinado” desempenho ambiental, não o fazendo na verdade.
A campanha da DECO pretende denunciar e mostrar o conceito, também apelidado de ecobranqueamento, para que possa ser combatido.
A campanha faz também o aviso às empresas “Não se pintem de verde! Contem as coisas como elas são” procurando evitar que os consumidores gastem o seu dinheiro em escolhas branqueadas de falsas alegações.
