Ligue-se a nós

Sociedade

Novo troço da Av. General Humberto Delgado abre hoje ao trânsito

As obras para a requalificação da Avenida Nossa Senhora de Fátima e Humberto Delgado começaram em novembro de 2019 com um prazo de 540 dias, ou seja, um ano e cinco meses.

Publicado

em

Por

Foto: Rua Luís Braille renovada / Município de Leiria


O novo troço da Avenida General Humberto Delgado, em Leiria, vai abrir esta sexta-feira à circulação rodoviária, permitindo que o trânsito utilize esta artéria para aceder à Rua Luís Braïlle ou como alternativa à Avenida Nossa Senhora de Fátima, anunciou a autarquia de Leiria.

Foto: Av. Nossa Senhora de Fátima, em Leiria / Município de Leiria

As obras de requalificação, segundo a Câmara de Leiria, vão permitir “aumentar a extensão da Avenida General Humberto Delgado de cerca de 290 metros para quase 600, desde a Avenida Marquês de Pombal até à Rua Luís Braïlle, mantendo-se a circulação apenas num sentido”.

O novo troço, para além de contar já com infraestruturas a pensar na futura urbanização da zona, inclui arvoredo, parque para bicicletas, uma escadaria de ligação à Avenida Nossa Senhora de Fátima e 112 lugares de estacionamento, três dos quais para mobilidade reduzida.

No final da Avenida, já no entroncamento com a Rua Luís Braïlle, que mantém as duas faixas de rodagem, a circulação também sofre alterações e deixa de ser possível aceder a esta rua pela Avenida Nossa Senhora de Fátima, acrescenta a autarquia.

Na prática, o trânsito que desce a Rua Luís Braïlle passa a circular no sentido descendente após o entroncamento com a Avenida General Humberto Delgado em direção à Rotunda Rotária, e a faixa no sentido contrário estará disponível apenas para quem provém da Avenida General Humberto Delgado.

Ao chegar à Avenida Nossa Senhora de Fátima, a via passa a uma faixa de rodagem, devendo o trânsito da esquerda ceder a prioridade às viaturas que desçam a Rua Luís Braïlle.

As obras de requalificação da Avenida Nossa Senhora de Fátima e da Avenida
General Humberto Delgado foram anunciadas há dois anos.


Derrapagem dos prazos e dos custos na requalificação das futuras “avenidas tecnológicas”

As obras para a requalificação da Avenida Nossa Senhora de Fátima e Humberto Delgado começaram em novembro de 2019 com um prazo de 540 dias, ou seja, um ano e cinco meses.

Adjudicada por 2,4 milhões de euros (acrescidos de IVA), a empreitada soma já cerca de 1,2 milhões de euros (valor com IVA) de trabalhos a mais, ou seja, um aumento superior a 40% face ao valor inicial.

Como justificação para as derrapagens o Município de Leiria aponta falhas nos cadastros das infraestruturas.

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES