Ligue-se a nós

Cinema

Num futuro próximo – A Vida Depois de Yang

É um mundo no qual as fronteiras entre o ser humano e a inteligência artificial estão tão esbatidas, que entre as famílias são mistas e a clonagem é alcançada uma espécie de imortalidade.

Publicado

em

Foto: Filme A Vida Depois de Yang / DR

Título: A Vida Depois de Yang
Realizador: Kogonada
Ano: 2021
Classificação Notícias de Leiria: 7/10 brisas do lis

A Vida Depois de Yang conta-nos a história de uma família de quatro pessoas num futuro próximo: o pai Jake (Colin Farrell), a mãe Kyra (Jodie Turner-Smith), a filha mais nova Mika (Malea Emma Tjandrawidjaja) e o seu irmão mais velho Yang (Justin H. Min).


Yang é um andróide e, quando avaria, Jake e Kyra fazem de tudo para o recuperar e apaziguar Mika, que sente a falta do irmão e companheiro. Ao longo destas tentativas, Jake fica a conhecer Yang mais profundamente, através das memórias que ficaram gravadas no seu sistema, o que o leva a compreender melhor a filha e a estabelecer uma ligação mais forte com ela. Ver o mundo pelos olhos de Yang traz um novo nível de entendimento ao anteriormente cético Jake e confronta o público com o significado da vida, das relações que estabelecemos uns com os outros e do que é ser humano.

A longa-metragem conta com representações um pouco rígidas e desconectadas da representação típica de emoções, o que aproxima ainda mais os humanos dos andróides. Em A Vida Depois de Yang, vemos como a inteligência artificial se apropria de características intrinsecamente humanas e os humanos imitam os andróides, talvez mesmo sem terem noção de que o fazem. Para Mika, até a distinção entre uns e outros é difícil, se não impossível, pois os laços que desenvolve com Yang são os de um irmão “real”.

É um mundo no qual as fronteiras entre o ser humano e a inteligência artificial estão tão esbatidas, que entre as famílias são mistas e a clonagem é alcançada uma espécie de imortalidade.

A intrigante e deslumbrante produção da autoria do realizador e escritor Kogonada, reconhecido por Columbus (2017), está disponível na plataforma de streaming Hulu.

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES