Ligue-se a nós

Cinema

O Capital do Século XXI – Os 1% e os outros

O filme vai ser exibido nos dias 16 e 17 de dezembro, no Teatro Miguel Franco, em Leiria.

Publicado

em

filme Capital do Século XXI
Foto: Capital do Século XXI / DR

Título: O Capital do Século XXI
Realizador: Justin Pemberton
Ano: 2019
Classificação Notícias de Leiria: 9/10 brisas do lis

 

Baseado no livro de Thomas Piketty, O Capital do Século XXI é um documentário incendiário que cobre um intervalo temporal extenso, de forma coerente, interessante e educativa.

Este filme vem desmantelar um conjunto de crenças sobre o capitalismo, desde a influência positiva do capital no progresso social, até à meritocracia como fator quase exclusivo da mobilidade entre classes. A mistura de filmagens históricas e excertos de longas-metragens é complementada por testemunhos objetivos e claros de especialistas mundiais e temas musicais escolhidos a dedo, que encaixam perfeitamente nas imagens e nos sentimentos de cada época.

O Capital do Século XXI aconselha-se veementemente a todos e, especialmente, aos “outros”. Àqueles que pertencem aos 90%. Não só pela qualidade técnica, de estruturação e apresentação dos conteúdos. Mas principalmente por trazer à superfície o estado atual do capital, as suas origens, o seu percurso e as repercussões que podemos esperar. E pelo alerta que transmite em relação às posições que nos influenciam a tomar.

Com o aumento das desigualdades, a delapidação da classe média, a tecnologia a empurrar cada vez mais pessoas para o desemprego e a certeza de que os jovens de hoje têm um nível de vida mais baixo do que o dos seus pais, o documentário oferece uma visão do futuro. Um futuro negro que teve o seu início ontem.

Veja aqui o trailer:

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES