Ligue-se a nós

Opinião

O Dia Mundial da Barba guarda um segredo!

“Hoje, com o uso da máscara de proteção individual, o conforto maior para o homem é garantir que a sua barba não cresce mais do que 3 a 5 dias”.

Publicado

em

Foto: Patrício Gaspar / NL

O que tem o bigode do Salvador Dali em comum com os vikings de 800AC ?

O dia 4 de Setembro de 2021 tem tudo, principalmente um pouco da irreverência masculina que permaneceu no tempo e que o homem cada vez mais cuida.

As pelosidades que o Homem apresenta sempre foram motivo de comemoração mundial, com os povos de todas as Nações e Continentes. Bom exemplo disso são os campeonatos das barbas e bigodes.

Cada homem era convidado a mostrar a sua criação mais emocionante, daí recordar para sempre o famoso bigode do Dali, um bigode verossimil, que prolonga uma personalidade muito vincada de um Homem. Não encontramos só este exemplo, mas também podemos admirar e recordar a barba de Verdi ou o “bigode à Chalana” dos anos 80. Cada ano de História guarda um bom bigode, mas há uma verdade por baixo dela. Este é um segredo bem guardado: o Homem tentou esconder as suas cicatrizes por debaixo da barba, ou do bigode! O que não está errado… está até muito certo, pois os pelos faciais poderão ser, afinal, a nossa “make-up” natural.

Passados estes anos, ainda não se perdeu o carinho pelo cultivo da barba e ainda se realiza o Campeonato do Mundo de Barbas e Bigodes – denominado World Beard And Moustache Championship – e reza a história que a primeira edição se realizou nos anos 70 e a última foi em 2019 em Antuérpia, Bélgica.

A próxima edição será dia 23 de Fevereiro de 2023 em Auckland, Nova Zelândia, depois um interregno de dois anos devido à pandemia.

Os Barbeiros têm-se adaptado às tendências que são moda. Se em 2017, nas fotos víamos homens com barbas enormes, tipo lenhador, o que fez inclusive disparar a procura por estes profissionais do manejamento de tesouras, hoje, com o uso da máscara de proteção individual, o conforto maior para o homem é garantir que a sua barba não cresce mais do que 3 a 5 dias, para que não fique bastante colada à cara.

Não sabemos como serão os próximos anos. Apenas estamos certos que o homem vai continuar com barba e a necessitar dos cuidados primários que a nossa classe profissional lhes proporciona.

Fiquem bem barbudos lindos! Façam o Amor e não a Barba…

Se quiserem sentir a imensidão do bom gosto destes barbudos, convido-vos a seguirem este link e a navegar por barbas nunca antes navegadas.

Link: https://www.worldbeardchampionships.com/photos

 

Autor: Patrício Gaspar, Barbeiro

Licenciado em Gestão de Empresas, Cabeleireiro Certificado, Formador, Youtuber, Modelo, Escritor, possui uma Barbearia em Leiria.

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES