Ligue-se a nós

Sociedade

“O fogo ainda arde na vida de muitos e todos fomos vítimas”, Dina Duarte – Avipg

Está a ser criado um monumento nacional para honrar as vítimas de incêndios florestais, da autoria do Arquiteto Eduardo Souto Moura.

Publicado

em

Pobrais Pedrógão Grande
Foto: NL

Na tarde do dia 17 de junho de 2017 eclodiu um incêndio em Escalos Fundeiros, Pedrógão Grande, que viria a matar 66 pessoas, a ferir 253 pessoas, atingindo cerca de 500 casas e 50 empresas.

Três anos depois, o dia 17 de junho é agora Dia Nacional em Memória das Vítimas dos Incêndios Florestais em Portugal.

“Há e haverá sempre um sentimento de saudade.”

Estrada Pobrais 17 junho

Foto: Estrada Nacional 236 / NL

Recordando o incêndio florestal mais mortífero de Portugal e da Europa, Dina Duarte, presidente da Associação de Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande (Avipg), afirma que “há e haverá sempre um sentimento de saudade, perda e tristeza nos familiares das Vítimas, a que acresce a dor às das Vítimas feridas, que todos os dias são confrontadas com a cicatrizes…”.

“O fogo, como lhe chamamos, ainda arde na vida de muitos e a todos tocou, todos fomos vítimas, tocou a todos em graus diferentes”, segundo a presidente da Avipg ao nosso jornal.

Memorial Nodeirinho vítimas 17 junho 1

Foto: Memorial às vítimas de 17 de junho 2017 / NL

Um luto que dura há três anos e agora agravado pela pandemia da covid-19 que voltou a distanciar as populações.

“Este luto coletivo tem as suas recaídas, em outubro 2017 foi a maior de todas, este ano a chegada da pandemia isolou-nos ainda mais e confrontou-nos com a iminente perda de saúde, com a falta de rede nas comunicações…”, conta ao Notícias de Leiria, Dina Duarte, da Associação de Vítimas de Pedrógão Grande.

“O fogo faz parte da nossa vida.”

“Há e sempre haverá sentimentos de insegurança para quem vive no meio rural, o fogo faz parte da nossa vida e enquanto as causas do fogo não forem combatidas nem os negócios que ele alimenta se tornarem ruinosos, ele continuará presente”, conclui.

“O tema dos incêndios, as suas causas, dimensões e danos materiais e humanos são a maior preocupação da Associação, a par do apuramento das responsabilidades”. Nádia Piazza, ex presidente da Avipg.

Nodeirinho placa 17 junho

Foto: Placa identificativa Nodeirinho / NL

Numa altura em que, segundo a Associação, os processos de indemnizações aos familiares das vítimas e feridos estão praticamente concluídos, “à justiça cabe o apuramento da verdade e das responsabilidades – esperamos que não tarde! Já passaram três anos”, defende Dina Duarte.

 

O Conselho para a atribuição de indemnizações às vítimas destes incêndios (e dos de 17 de outubro de 2017) fixou, em final de novembro desse ano, em 70 mil euros o valor mínimo para privação de vida.

As mortes provocadas pelo incêndio levaram o Departamento de Investigação e Ação Penal de Coimbra a abrir um inquérito, que investigou as responsabilidades no fogo com início em Pedrógão Grande. O despacho de pronúncia acusava 13 arguidos.

Na abertura da instrução, o juiz do Tribunal de Leiria decidiu deixar de fora da acusação o comandante distrital de operações de socorro de Leiria à data dos factos, Sérgio Gomes, o segundo comandante distrital, Mário Cerol, e José Graça, então vice-presidente do município de Pedrógão Grande.

Aguardam julgamento os presidentes dos municípios de Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande em funções à data dos factos: Fernando Lopes, Jorge Abreu e Valdemar Alves, respetivamente.

O tribunal decidiu ainda levar a julgamento a então engenheira florestal no município de Pedrógão Grande, Margarida Gonçalves; o comandante dos Bombeiros Voluntários de Pedrógão Grande, Augusto Arnaut; o subdiretor da área comercial da EDP José Geria; o subdiretor da área de manutenção do Centro da mesma empresa, Casimiro Pedro; e três arguidos com cargos na Ascendi Pinhal Interior: José Revés, António Berardinelli e Rogério Mota.

O Ministério Público de Leiria, para onde transitou o processo, recorreu da decisão, que se encontra neste momento no Tribunal da Relação de Coimbra a aguardar o despacho final.

Também o processo de reconstrução das casas ardidas levou o Ministério Público de Coimbra a abrir um inquérito.

A investigação resultou numa acusação contra 28 arguidos pela alegada prática de 20 crimes de burla, 20 crimes de prevaricação de titular de cargo político, 20 crimes de falsificação de documentos, um crime de falsidade informática e um crime de falsas declarações.

O processo foi para Leiria devido à competência territorial. O presidente da Câmara de Pedrógão Grande, Valdemar Alves, o ex-vereador Bruno Gomes e o construtor civil João Paiva pediram a abertura da instrução. A juíza entendeu que todos devem ser julgados em tribunal coletivo.

Na Assembleia da República está suspensa a comissão de inquérito sobre a atuação do Governo nos donativos para recuperar as zonas afetadas pelos incêndios, devido à pandemia da covid-19.

“Possamos encerrar esse capítulo na nossa vida coletiva, homenageando as Vítimas dos Incêndios de 2017 com um seu Dia Nacional.”

Pobrais Pedrógão Grande

Foto: Estrada Nacional 236 / NL

“Porque a memória é apenas o que nos resta”, justificou a Associação à Assembleia da República para tornar o dia 17 de junho em dia nacional. “Permita a Assembleia da República que possamos encerrar esse capítulo na nossa vida coletiva, homenageando as Vítimas dos Incêndios de 2017 com um seu Dia Nacional a 17 de junho.”

E para que a memória não se apague, está a ser criado um monumento nacional para honrar as vítimas de incêndios florestais, da autoria do Arquiteto Eduardo Souto Moura.

Num trabalho pro bono, a presidente da Associação de Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande explica ao Notícias de Leiria que aguardam novas reuniões para debater as especialidades, entretanto atrasadas devido à covid-19.

Sede Associação Vítimas Incêndio Pedrógão Grande

Foto: Sede Avipg / Facebook Associação de Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande

Noutros campos, a Associação de Vítimas, sediada na Casa Paroquial de Vila Facaia, dedica-se a apoiar a saúde mental dos habitantes, por exemplo, através de workshops de meditação e eventos culturais.

Com a colaboração de entidades e mecenas, foram tornados realidade programas e projetos como a Aldeias Resilientes – com a Fundação Calouste Gulbenkian, com a Adai na formação e preparação de outros projetos e Abrigos Coletivos com o mecenas Jorge Mendes.

Recentemente foram entregues a algumas Associações de aldeias, e que envolvam crianças, 17 Mochilas de Emergência.

O incêndio que deflagrou há três anos em Pedrógão Grande e que alastrou a concelhos vizinhos provocou a morte de 66 pessoas e 253 feridos, sete dos quais graves, e destruiu cerca de meio milhar de casas e 50 empresas.

Mais de dois terços das vítimas mortais (47 pessoas) seguiam em viaturas e ficaram cercadas pelas chamas na Estrada Nacional 236-1, entre Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos, no interior norte do distrito de Leiria, ou em acessos àquela via.

As chamas, que eclodiram pelas 14h00 de 17 de junho de 2017, em Escalos Fundeiros, no concelho de Pedrógão Grande, foram extintas passado uma semana (24 de junho).

Tenho 35 anos, sou natural de Leiria e licenciada em Jornalismo. Há mais de 10 anos que escrevo e conto notícias, primeiro apenas para a rádio e agora também para o digital.

Cinemahá 18 horas

Encontrar a luz na escuridão – Noche de Fuego

Agendahá 21 horas

Natal Encantado chega a Porto de Mós na sexta-feira

Taxi Centro Hospitalar de Leiria
Sociedadehá 22 horas

Centro Hospitalar de Leiria cria Serviço de Psicologia Clínica

Culturahá 23 horas

Há 12 municípios portugueses que querem ser Capital Europeia da Cultura em 2027

Sociedadehá 23 horas

Juventude Socialista de Leiria liderada pela primeira vez por uma mulher

Forte S. Miguel Nazaré
Sociedadehá 23 horas

Acesso às escadas exteriores do Forte da Nazaré vedadas por segurança

Agendahá 24 horas

Natal em Ourém vai ter a Casa do Pai Natal, o Carrossel Parisiense e uma Pista de Gelo

Sociedadehá 2 dias

CIMRL defendeu ampliação do Hospital de Leiria e requalificação do IC2 e IC8 ao PRR

Agendahá 2 dias

Natal em Figueiró dos Vinhos começa no dia 1 de dezembro

Desportohá 2 dias

José Paulo Lopes e Mariana Cunha terminam com quatro títulos Nacionais de piscina curta em Leiria

Sociedadehá 2 dias

Prisão preventiva para suspeito de tráfico de droga em Caldas da Rainha

Sociedadehá 3 dias

Leiria Natal 2021 quer atrair visitantes e potenciar comércio local

INEM
Sociedadehá 3 dias

Mulher morre colhida por comboio em Leiria

Base Aérea 5 Monte Real
Sociedadehá 3 dias

‘Plano de voo’ da Base Aérea de Monte Real é reduzir ao máximo pegada carbónica

Sociedadehá 3 dias

Sporting domina estafetas no segundo dia dos Nacionais de piscina curta em Leiria

Nazare Passagem de Ano 2019
Sociedadehá 4 dias

Nazaré cancela festejos de rua da Passagem de Ano

Sandro Bernardo
Sociedadehá 4 dias

Tribunal da Relação tira nove anos à pena de prisão da madrasta de Valentina

ETES
Sociedadehá 4 dias

AR recomenda ao Governo construção de estação de tratamento de efluentes em Leiria

Teatro em Leiria
Culturahá 4 dias

Orquestra Clássica do Politécnico do Porto atua esta noite no Teatro José Lúcio da Silva

Desportohá 4 dias

Três recordes nacionais caíram no primeiro dia dos Nacionais de piscina curta em Leiria

Bem Estarhá 5 meses

O Lidl mais bonito do mundo fica no distrito de Leiria

Bola Futebol Estádio
Sociedadehá 5 meses

Jovem de 12 anos morre em jogo de futebol vítima de paragem cardiorrespiratória em Leiria

Criança mão
Sociedadehá 2 anos

Menina de dois anos e meio infetada com Covid-19 em Leiria

Agendahá 3 semanas

Exposição de 30 dinossauros chega a Leiria

Colégio Infantil Cubo Mágico Leiria
Sociedadehá 2 anos

Creche em Leiria perde bebés durante passeio em pinhal

Rei dos Frangos Take-Away
Sociedadehá 5 meses

Churrasqueira de Leiria esclarece que não é “esse Rei dos Frangos” e nem percebe de ações”

Autárquicas 2021há 5 meses

Chega candidata Sara Santos à Câmara da Batalha para “pôr fim aos obstáculos”

Lar Residência Quinta Santo António
Sociedadehá 2 anos

Residências Quinta Santo António inauguram em julho com quartos a partir de 1500 euros

BMW
Sociedadehá 8 meses

GNR nega que tenha um BMW M3 descaracterizado para patrulhar Leiria

Filme
Cinemahá 6 meses

Vingança em ação – Um Homem Furioso

Praia Fluvial Agroal
Sociedadehá 2 anos

Praia Fluvial do Agroal reabre dia 1 de julho com lotação máxima de 200 pessoas

Av. Heróis de Angola, Leiria
Sociedadehá 5 meses

Nove concelhos do distrito de Leiria com limitação de circulação a partir das 23h00

Sociedadehá 5 meses

Está a nascer a Rota da Ribeira das Carpalhosas, um percurso pedestre e ciclável de 15 km

Farmácia
Sociedadehá 5 meses

Concelho de Leiria já tem farmácias com testes covid-19 gratuitos

Dialectos-Manjedoura-D-Dinis
Bem Estarhá 2 anos

Escola de Leiria adapta vídeo “Dialectos de Manjedoura” para Língua Gestual

Praia Vale Furado
Sociedadehá 1 ano

Vale Furado: O sossego fica a dez quilómetros da Nazaré

Knives Out Movie Daniel Craig
Cinemahá 2 anos

Quem matou Harlan Thrombey? – Knives Out

Praia Nazaré Covid-19
Sociedadehá 7 meses

Através do telemóvel vai conseguir reservar um lugar na praia

Filme Druk
Cinemahá 11 meses

Druk – Another Round – A medida ideal

Plantar
Sociedadehá 8 meses

Quer plantar uma árvore no seu jardim? O Município de Leiria oferece

POPULARES