Cinema
O lado mais negro da Índia – Delhi Crime
Em 2012, um crime atroz desencadeou a ira de todo um país. Baseada nos arquivos da polícia de Deli, a história narra a determinação que impele Varthika Chaturvedi, a inspetora responsável pela investigação, a encontrar os autores deste crime.

Título: Delhi Crime
Criador: Richie Mehta
Ano: 2019
Classificação Notícias de Leiria: 7/10 brisas do lis
Em Nova Deli, o crime prolifera e impor a ordem é uma tarefa quase impossível. O trabalho policial não nem barreiras para Vartika Chaturvedi (Shefali Shah), Bhupendra Singh (Rajesh Tailang), Neeti Singh (Rasika Dugal) e os restantes agentes da autoridade, para quem os fins de fazer justiça e responsabilizar os criminosos justificam quase qualquer meio.
Delhi Crime não mostra a Índia colorida e vibrante, que estamos habituados a ver retratada nos filmes de Bollywood ou em vídeos de Youtube, sobre viagens a destinos exóticos e paradisíacos. É uma interessante exposição do lado negro, da violência feroz e sem sentido, do machismo e da ignorância.
Episódio a episódio, acompanhamos a luta interminável das autoridades contra forças maiores, contra a falta de meios e contra a sua própria corrupção. Esta é uma visão sombria e estilizada de um país em desenvolvimento, que avança a duas velocidades, misturando os idiomas ao mesmo tempo que separa as castas aberta e rigidamente.
A série da Netflix, vencedora de um Emmy em 2020, conta com duas temporadas repletas de magníficas interpretações e uma boa dose de drama. A primeira estreou em 2019 e é baseada na história real de uma brutal violação, que abalou a Índia. A mais recente foi lançada este verão e foca-se no abismo entre os mais ricos e os mais desfavorecidos.
