Cinema
O melhor de 2019 – Parasita
“Parasita faz-nos saltar da cadeira em tensão e, no mesmo instante, faz-nos rir com o seu humor negro”.

Título: Parasita
Realização: Bong Joon Ho
Ano: 2019
Classificação IMDB: 8.6
Fresco, único e penetrante, Parasita é o novo filme de Bong Joon Ho. São duas horas de puro prazer, que nem vemos passar.
Bong Joon Ho apresenta-nos duas famílias em campos opostos: os abastados Park e os desfavorecidos Kim. Os Park vivem numa enorme e perfeita mansão, onde tudo está no seu devido lugar. Os Kim sobrevivem numa subcave, acanhada e propensa a inundações.
As suas vidas cruzam-se quando Kim Ki-woo (Woo-sik Choi), o filho mais velho dos Kim, se torna tutor de Park Da-hye (Ji-so Jung), a filha mais velha dos Park. Os Kim aproveitam a oportunidade para encontrar emprego para todos os elementos da família, de forma mais ou menos legítima, permitindo-lhes sair da pobreza.
Pelo meio, vão protagonizando uma série de peripécias e reviravoltas surpreendentes.
O argumento brilhante e as interpretações extraordinárias concedem naturalidade e despretensão à longa-metragem. Todos os detalhes, desde os cenários à realização e à edição, são minuciosamente pensados e trabalhados, de tal forma que tudo parece simples e desprovido de esforço.
As imagens e a história decorrem com fluidez e o espetador nunca sente que o estão a forçar num determinado caminho ou interpretação.
É clara a inspiração noutras produções do cinema sul-coreano, por exemplo, influências do consagrado realizador Chan-wook Park, que nos trouxe obras incríveis como Oldboy – Velho Amigo e, mais recentemente, A Criada (The Handmaiden).
Parasita faz-nos saltar da cadeira em tensão e, no mesmo instante, faz-nos rir com o seu humor negro; faz-nos condenar as atitudes de uma personagem, ao mesmo tempo que compreendemos as suas motivações e sentimos empatia. Tal é a sua complexidade narrativa e de construção da realidade.
A estreia não está prevista para os cinemas da cidade de Leiria mas, felizmente, poderão contemplar esta fantástica longa-metragem no Teatro Miguel Franco, a 12 de fevereiro. Não ficarão desapontados!
Nomeado para os Óscares nas categorias de Melhor Filme e Melhor Realizador (entre outras), pela sua originalidade e perfeição, este é melhor filme do ano.
Veja aqui o trailer:
