Cinema
O Que Arde – Na ruralidade da Galiza
Vencedor do Prémio do Júri no Festival de Cannes, O Que Arde estará em sessão no Teatro Miguel Franco, no dia 22 de julho às 18h30 e às 21h30.

Título: O Que Arde
Realizador: Oliver Laxe
Ano: 2019
Classificação Notícias de Leiria: 6 brisas do lis
(Legenda: 0 brisas – fraquinho / 10 brisas – imperdível)
O Que Arde é uma longa-metragem de ficção, com um estilo quase documental, cuja ação é passada numa aldeia Galega, em tudo semelhante ao mundo rural português.
O filme começa com a libertação de Amador (Amador Arias), que fora preso por fogo posto e regressa agora à terra natal, para junto da sua mãe Benedicta (Benedicta Sánchez). É bem aceite na aldeia, apesar da sua vergonha e timidez e ajuda a mãe nas tarefas do campo como cuidar das suas três vacas. Porém, quando a época de incêndios recomeça e a população da aldeia se vê a braços com os problemas decorrentes, um dos bombeiros mais envolvidos no combate às chamas não contém a sua raiva contra Amador.
Com uma belíssima cinematografia, que destaca as poderosas paisagens naturais, a ligação entre o ser humano e a terra e a genuinidade das interpretações, este filme deixa-nos com a sensação de vazio. O final é trágico, como toda a vida dos protagonistas, mas incompleto. O que irá acontecer a seguir a Amador, Benedicta e às suas vacas?
Veja aqui o trailer:

-
Sociedadehá 1 dia
Dois mortos e vários feridos em despiste de autocarro que ia para Fátima
-
Culturahá 2 dias
Feira do Livro de Leiria aposta nos mais novos para contrariar índices de literacia
-
Sociedadehá 1 dia
Médicos com covid-19 condicionam Obstetrícia no Hospital de Leiria
-
Sociedadehá 1 dia
Governo apresenta investimento de 15.3 ME para IPSS de Leiria